Portal da Cidade Foz

Pelé Eterno

Guarda Mirim tem registro histórico da passagem de Pelé por Foz do Iguaçu

O maior jogador de futebol de todos os tempos posou para a foto com adolescentes que trabalhavam no primeiro congresso da ABAV na cidade, em 1993.

Publicado em 16/01/2023 às 20:51
Atualizado em

(Foto: Guarda Mirim/Arquivo)

O mundo do futebol se entristeceu no final de 2022, com a notícia da morte aos 82 anos do maior jogador deste esporte, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, no dia 29 de dezembro, exatamente um mês após ser internado por complicações do câncer de cólon, o que o levou a falência múltiplas dos órgãos.

Nesta segunda-feira (16), um registro histórico e desconhecido da maioria das pessoas, da passagem de Pelé por Foz do Iguaçu em 1993 foi trazido à tona nas redes sociais, através de Hélio Cândido do Carmo, Assistente Administrativo na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu. A Guarda Mirim foi fundada em 26 de julho de 1977 e ajuda a inserir adolescentes ao mercado de trabalho.

“Nos acervos fotográficos de 1993 da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu encontramos esse registro com Rei Pelé, na foto estão Solange Soprani, presidente à época e adolescentes que estavam trabalhando no Primeiro Congresso da ABAV. A Associação Brasileira de Agências de Viagens em Foz do Iguaçu”, escreveu em seu Facebook (clique aqui pra ver).

A ligação de Pelé com jovens sempre marcou a carreira dele, tanto que em dezembro de 1969, ao marcar o milésimo gol no Maracanã, dedicou a conquista às crianças, em especial as do Brasil, para que fosse dada uma maior atenção a elas.

Pelé ajudou o Brasil a conquistar três Copas do Mundo, nos anos de 1958, 1962 e 1970 e jogou profissionalmente por apenas duas equipes: Santos (SP) e New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde encerrou a carreira após 21 anos de gramados, em 1977. É o maior artilheiro da história do futebol, tendo marcado 1.281 gols e eleito o Maior Atleta do Século XX.

Fonte:

Deixe seu comentário