Portal da Cidade Foz

saúde

Iguaçuense de um ano e dois meses recebe transplante de fígado

Procedimento foi realizado no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Transplante não ocorria no Paraná desde 2015.

Publicado em 21/02/2020 às 08:02
Atualizado em

(Foto: Divulgação/AEN)

(Foto: Divulgação/AEN)

Reconhecido mundialmente como referência em doações e transplantes de órgãos, o Paraná deu mais um salto para continuar liderando o ranking na área. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, voltou a realizar transplante pediátrico de fígado. O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no Estado.

O transplante foi feito em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro e o paciente recebeu alta quarta-feira (19). Mathias Fernandez Baião Wagner mora em Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado já nos primeiros dias de vida. Seu pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos, cedeu parte do órgão para o filho. “É o papel do pai, a gente sempre quer ver o filho melhor e aí faz de tudo”, disse Vitor.

“Todo transplante é um procedimento complexo, mas quando nos referimos à pediatria, elevamos ao máximo o nível de cuidados. Sendo assim, é importantíssimo que voltemos a ofertar serviços nesta área”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A alegria da família do pequeno Mathias é imensa, porque o bebê poderá viver com mais qualidade. “Foi um ano de caminhada até o transplante. Mas a cirurgia foi bem-sucedida e fico muito feliz em saber que mais crianças terão a mesma oportunidade que o Mathias”, comentou a avó materna, Josefina Diaz Fernandez Baião.

Fonte:

Deixe seu comentário