Portal da Cidade Foz

Ponto de Encontro

Itaipu assina ordem de serviço para obras de revitalização do Gramadão da Vila A

O projeto inclui mudanças na arquitetura e no paisagismo, de forma sustentável.

Publicado em 20/10/2020 às 21:19
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa)

(Foto: Ilustrativa)

(Foto: Ilustrativa)

(Foto: Ilustrativa)

Um dos pontos de encontro mais frequentados por moradores da Vila A e de boa parte de Foz do Iguaçu, o Gramadão de Itaipu passará por uma revitalização que inclui mudanças na arquitetura e no paisagismo, de forma sustentável.

A assinatura da ordem de serviço para as obras acontece nesta quinta-feira (22), às 8h30, no próprio Gramadão, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquin Silva e Luna e do diretor de Coordenação Luiz Felipe Carbonell.

Serão privilegiados a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e do gramado. 

O espaço conta com 31 mil metros quadrados e o investimento é de R$ 3,9 milhões. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A execução será da Puel Engenharia, de Florianópolis (SC), vencedora da licitação. O prazo para entrega é de dez meses e deve ocorrer em meados de agosto de 2021. 

Esta é a maior revitalização do espaço desde o final dos anos de 1990, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz. Em 2000, foi construída uma nova infraestrutura, com concha acústica e sanitários.

Como ficará

Segundo a Divisão de Planejamento de Infraestrutura da Itaipu, o projeto respeita as características positivas do Gramadão, como a amplitude do terreno, a topografia e a diversidade de usos, e traz melhorias importantes, como o maior sombreamento e mais lugares para sentar e curtir o espaço público. 

Entre as novidades está o calçadão arborizado que será construído na Rua Guará, atrás da Concha Acústica, dando um novo uso à via no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Perdigão. Este calçadão foi projetado para receber as barraquinhas de comida, que migrarão da Avenida Silvio Américo Sasdelli para este novo local, com iluminação, segurança e espaço mais adequados. Será também uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

A revitalização também contempla nova iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da concha acústica para diferentes tipos de espetáculos, com elevação do nível abaixo do palco, diminuindo a distância para o público nas apresentações. O parquinho para as crianças será mais lúdico, com mais opções de diversão.

O projeto ainda prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

Interdição e Natal

Durante as obras, o Gramadão será interditado para evitar atrasos na entrega. Por esse motivo, a programação do Natal de Luzes da Itaipu, realizada em outros anos no local, será transferida para o entorno da catedral Nossa Senhora de Guadalupe, também na Vila A. 

O evento, com projeções de luzes na catedral e aberto à comunidade, será de 5 a 23 de dezembro, das 20h às 24h. A decoração natalina permanecerá até 5 de janeiro de 2021.

Fonte:

Deixe seu comentário