Portal da Cidade Foz

Apresentação

Itaipu entrega ao Codefoz projeto da Avenida Beira Rio e obra do Mercado Público

Diretor-geral brasileiro Anatalicio Risden Junior repassou ao município anteprojeto de revitalização da margem do Rio Paraná.

Publicado em 22/12/2022 às 14:18

(Foto: Marcos Labanca/Codefoz)

(Foto: Marcos Labanca/Codefoz)

(Foto: Marcos Labanca/Codefoz)

(Foto: Marcos Labanca/Codefoz)

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden, apresentou o projeto de revitalização da Avenida Beira Rio e a obra concluída do mercado público, em sessão do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). A reunião foi realizada nessa quarta-feira, 21, na sede da Associação Comercial e Industrial (Acifi). 

Durante a plenária, o diretor repassou oficialmente o anteprojeto da Beira Rio ao prefeito Chico Brasileiro, acentuando que o documento corresponde aos estudos de viabilidade da obra, aos quais será agregado, posteriormente, o projeto executivo. Quanto ao mercado público, restará aos agentes públicos e privados definir o modelo de operação e a governança.

“Em 2019, fizemos um planejamento para deixar um legado para Foz do Iguaçu”, contextualizou Anatalicio Risden. “Estamos começando a colher os frutos, com as obras da segunda ponte, a ampliação do aeroporto, a duplicação da Rodovia das Cataratas e mais essas duas entregas à sociedade iguaçuense”, frisou. 

O diretor-geral brasileiro da binacional afirmou que a conclusão do mercado público representa a concretização de um sonho antigo da cidade. “A Itaipu cumpriu o seu papel e a sua promessa de deixar a obra pronta, para ser definida agora a forma de operacionalização. E o Codefoz tem um papel primordial nessa discussão”, pontuou.

Já a elaboração do anteprojeto de revitalização da Avenida Beira Rio foi conduzida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), destacou o diretor. “Esse projeto é um presente de Natal para Foz do Iguaçu, demonstrando que se pode planejar e sonhar, mas é preciso realizar. É isso que estamos fazendo hoje, com olhar de futuro”, finalizou.

Agradecimento pelo legado

O prefeito Chico Brasileiro disse ser um momento histórico para a cidade. Em sua avaliação, é preciso agradecer à Itaipu não somente os investimentos como o apoio aos projetos, o que está resultando em muitas conquistas para Foz do Iguaçu. E mencionou a importância da revitalização da Beira Rio – que faz parte de um projeto mais amplo, o Beira Foz.

O investimento deverá desenvolver o centro, na região do Rio Monjolo, Vila Portes, Jardim Jupira e toda a área lindeira ao Rio Paraná, enfatizou. “São projetos entregues de algo que antes era somente uma ideia, mas agora temos a parte concreta desse sonho que é o anteprojeto, tão bem-feito por Itaipu e PTI a favor de Foz do Iguaçu”, declarou Chico Brasileiro. 

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves salientou o comprometimento da gestão da Itaipu Binacional em fazer investimentos que estão transformando o município. “Sempre encontramos diálogo e disponibilidade para tirar do papel projetos sonhados por anos pela comunidade, a sociedade civil e setor empresarial.” 

“O Codefoz celebra esse momento ímpar. Com essas entregas, entraremos o ano [de 2023] focados no funcionamento do mercado público, tão esperado pela população”, prosseguiu. “E a revitalização da Beira Rio é mais um legado, um passo para termos o futuro que Foz do Iguaçu, linda e hospitaleira, merece”, finalizou Fernando. 

Campo para investimentos

A revitalização da Beira Rio começou a ser vislumbrada em 2010, lembrou o presidente da Acifi, Danilo Vendruscolo. “A sensação que fica, vendo o projeto, é que a Itaipu e o PTI mantiveram uma sintonia fina com os anseios da cidade”, avaliou. Ele ainda pediu a discussão, entre poder público e sociedade civil, sobre o modelo de gestão do mercado público. 

Na plenária do Codefoz, o empresário João Luiz Félix, da Construtora JL, comentou sobre as novas oportunidades abertas para a cidade. “Quando vejo um projeto desse, começo a vislumbrar uma série de investimentos privados que podem ser realizados”, realçou, em alusão à revitalização da Beira Foz. 

Segurança

Na sessão, foi eleita a Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz. O colegiado será presidido por Fabiano Bordignon, da Polícia Federal, e composto pelo tenente-coronel Marcos de Souza (14.º BPM), Marcos Pierre (PRF), Rogério Lopes (6.ª SDP), Paulo Tinoco (Itaipu) e tenente-coronel Marcos Jahnke (Secretaria Municipal de Segurança).

Presenças

Também participaram da plenária o vice-presidente e o secretário do Codefoz, Luiz Carlos Vieira e Carlos Silva; o presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício; o presidente eleito do Legislativo, João Morales; os vereadores Adnan El Sayed e Marcio Rosa; o secretário municipal de Planejamento, Leandro Costa; o diretor-superintendente do PTI-BR, Eduardo Garrido; os presidentes do Conselho Superior da Acifi, Rodiney Alamini, e do Codetri, Linda Taiyen; e dirigentes das demais entidades que compõem o Codefoz.

Fonte:

Deixe seu comentário