Portal da Cidade Foz

Doação

Itaipu repassa mais cinco respiradores ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

Outros 12 foram doados pelo Ministério da Saúde essa semana. O Hospital Costa Cavalcanti já repassou para o município dez desses equipamentos.

Publicado em 10/07/2020 às 03:40

(Foto: Divulgação)

A Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), repassou cinco respiradores para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (9). Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional.

Eles se somam a outros cinco respiradores, além de 15 monitores, 15 camas hospitalares, insumos como máscaras, luvas e medicamentos doados pela usina de Itaipu ao município. Foz recebeu nesta semana ainda outros 12 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. A soma total de respiradores doados pela usina e governo federal chega a 22.

“Esse esforço conjunto no combate à covid-19 na região Oeste do Paraná demonstra o carinho e a preocupação do governo federal e do diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, no enfrentamento da doença”, diz o coordenador do Grupo Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Aureo Ferreira.

Desde o início da pandemia, a usina adotou uma série de medidas e já investiu mais de R$ 23 milhões no enfrentamento ao novo coronavírus em diferentes frentes. Desse total, R$ 15 milhões foram investidos para a reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e também para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no combate à doença.

Respirador 

Considerado essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da covid-19, o equipamento auxilia os doentes com falta de ar a obter oxigênio para os pulmões e liberar o dióxido de carbono. Dos 12 enviados pelo Ministério da Saúde, dez estão sendo usados na UTI e dois na Unidade Móvel de Saúde. “As parcerias e doações garantem uma estrutura melhor dos serviços de saúde. Os maiores beneficiários são nossos pacientes”, agradeceu o diretor do HMPGL, Sérgio Fabriz.

Para o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, esta doação reforça o trabalho da força-tarefa que o Costa Cavalcanti, Itaipu e município estabeleceram para vencer a pandemia. “Essas iniciativas demonstram que estamos unidos numa ampla rede de solidariedade e com único objetivo: o de salvar vidas.”

Estrutura adequada  

Hoje, Foz do Iguaçu conta com uma estrutura para atendimento da doença muito superior a de outros municípios, proporcionalmente. A estrutura montada especialmente para a covid-19 no município é composta por 45 leitos de UTI, 30 deles no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e outros 15 no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, além de 62 leitos de enfermaria nos dois hospitais. O município também está construindo mais 22 leitos que poderão ser utilizados como semi-intensivo ou de UTI no HMPGL.

Fonte:

Deixe seu comentário