Portal da Cidade Foz

tecnologia

Latinoware atrai especialistas, estudantes e até curiosos em inovações

Programação do evento, que iniciou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira, tem mais de 300 atividades.

Publicado em 27/11/2019 às 23:50

(Foto: Assessoria Latinoware)

Um encontro de amantes das tecnologias livres, um evento para estudantes do ensino médio e da graduação, uma oportunidade para encontrar potenciais talentos na área: o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) é tudo isso e mais um pouco. Em sua 16ª edição, o Latinoware teve início nesta quarta-feira (27) e segue até sexta-feira, com uma programação de mais de 300 atividades.

O maior evento de tecnologias abertas da América Latina reúne, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu, milhares de participantes, entre crianças, estudantes, profissionais e até pessoas idosas, interessadas nas diferentes temáticas abordadas. As atividades do evento, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional, começaram logo cedo, mas a abertura oficial foi na tarde desta quarta.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, destacou que a diversidade de temas do Latinoware desperta o interesse do público jovem - o mesmo que daqui a alguns anos irá criar startups com inovações. “É isso que nós, como Parque Tecnológico, queremos. Que cada vez mais esse jovem traga suas ideias, consiga estabelecer as suas startups, porque é isso que vai gerar riqueza para a nossa sociedade, para o nosso ecossistema de inovação”, afirmou.

O diretor financeiro executivo da Itaipu, almirante Anatalício Risden Júnior, desejou que os participantes aproveitem o Latinoware como uma oportunidade de aprendizado. Ele contou ter sido criado na época em que a televisão era algo novo e comparou com os tempos atuais, em que tantas tecnologias estão à disposição. “Essa juventude que está aqui pode alçar voo muito mais alto do que a minha geração pôde alçar”.

Participante desde a primeira edição do Latinoware, em 2004, o superintendente de Informática da Itaipu, Everton Schonardie Pasqual, comentou que, lá na primeira edição, não se imaginava que o evento se estenderia por tantos anos. A cada ano, segundo o superintendente, o Latinoware lhe rendeu experiência e formação que pôde aplicar não apenas academicamente, mas também no dia a dia profissional.

O diretor do Linux Professional Institute, Jon “Maddog” Hall, diretor do Linux Professional, que já tinha inaugurado o evento com a sua palestra pela manhã, aproveitou a abertura oficial para agradecer a todos os participantes. Segundo Maddog, o Latinoware é a única conferência que reúne Brasil, Paraguai e Argentina e dá o valor adequado a essa abertura que ele aprendeu a valorizar.

Latinoware 2019

Para aqueles que ainda quiserem comparecer ao Latinoware, as inscrições podem ser feitas no local. A programação completa está disponível no site: https://2019.latinoware.org/

Fonte:

Deixe seu comentário