Portal da Cidade Foz

Revogado

Lei Seca no dia das eleições é revogada no Paraná e Abrabar comemora a decisão

Segundo a entidade, a ação prejudicaria o almoço nos restaurantes, bares e churrascarias, incluindo os estabelecimentos dentro de hotéis.

Publicado em 30/09/2022 às 16:54

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A resolução 317 que proibia a venda e consumo de bebidas alcoólicas em ambientes públicos no domingo, 2 de outubro, dia das eleições gerais no Brasil, foi revogada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) nesta sexta-feira (30). A medida, caso fosse adotada, seria válida das 8h às 18h no domingo.

A iniciativa atende ao pedido da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). Segundo a entidade, a ação prejudicaria o almoço nos restaurantes, bares e churrascarias, incluindo os estabelecimentos dentro de hotéis.

“A nossa categoria agradece muito, os empresários, colaboradores e nossos clientes. Nesse momento difícil, temos que celebrar a democracia e a democracia é celebrada em nossos ambientes”, disse o presidente da entidade, Fábio Aguayo. A abertura no horário do almoço, representa a possibilidade de mais de 50 mil estabelecimentos trabalharem com tranquilidade e segurança jurídica, diz a entidade.

Clandestinidade

“Infelizmente, estas medidas que são mais rigorosas, só fomentam a clandestinidade. Temos aí, bares, restaurantes e churrascarias que acrescentam em seu orçamento 30% com almoço”, destacou Aguayo. “Sem falar que vamos gerar emprego e renda. E o mais importante, vamos celebrar a nossa democracia em ambientes seguros”.

“Esta nossa satisfação agora será mostrada domingo, com a segurança nas eleições. Todo mundo, de forma consciente, celebrar seu direito de exercício ao voto”, concluiu o presidente da AbraBar. A entidade iniciou em 2006 a luta contra a Lei Seca nas eleições, implantada pela última vez no Paraná em 2014.

Os estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins publicaram portarias determinando a lei seca eleitoral no pleito deste ano. No Paraná, as polícias vão continuar a fiscalização e prevenção à direção de motoristas embriagados, conforme determina a legislação de trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário