Portal da Cidade Foz

Debate

Lideranças debatem sobre local do terminal da Nova Ferroeste em Foz do Iguaçu

O diretor-presidente da ferrovia, André Gonçalves, reuniu-se com representantes da sociedade civil, gestores públicos e empresários.

Publicado em 11/08/2022 às 11:15
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação)

O diretor-presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), André Gonçalves, dialogou com lideranças das Três Fronteiras sobre o estudo para a construção de terminal ferroviário em Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira, 10. A reunião foi a pedido da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz).

Participaram da apresentação e debate representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos e empresários. O coordenador de plano ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes, e a equipe do Consórcio Planave-Envex, vencedor da licitação para a elaboração do estudo do terminal, compartilharam informações técnicas.

O projeto da Nova Ferroeste prevê a conexão de Foz do Iguaçu à ferrovia, proporcionando a multimodalidade logística na fronteira trinacional, somando os modos de transporte rodoviário, aeroviário e aquático. A concessão para investidores deverá seguir para leilão na Bolsa de Valores após as eleições.

“Nosso principal objetivo aqui em Foz do Iguaçu é ouvir, conversar com o setor produtivo e o poder público sobre para onde a cidade está olhando”, explicou André Gonçalves. “Estamos iniciando o estudo do terminal rodoviário em Foz do Iguaçu, por isso a importância de se construir a proposta em conjunto com a sociedade”, apontou.

Conforme o gestor da Ferroeste, os levantamentos técnicos confirmam a existência de demanda pelo modal ferroviário, para atender não somente aos segmentos produtivos da região como os do Paraguai, tornando o sistema de transporte mais eficiente. “A Nova Ferroeste é um projeto que promoverá a transformação da região”, avaliou André Gonçalves.

Visão de futuro

Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo destacou que a ligação da Nova Ferroeste com Foz do Iguaçu não constitui um ramal, mas parte do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que integrará os portos de Paranaguá (Paraná) e Antofagasta (Chile). Essa rota, beneficiando os países da América do Sul, terá potencial de reduzir o custo dos fretes em 30%, citou.

“Nosso papel é reunir as forças da cidade, porque a sociedade terá que avalizar esse projeto em torno da Nova Ferroeste e suas imbricações, como o terminal em Foz do Iguaçu”, enfatizou. “E tudo isso está ligado ao novo porto seco, às obras estruturantes em andamento e à bandeira por maior facilidade nos trâmites fronteiriços”, elencou Danilo.

Na reunião, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse que conhecer o projeto e avançar nas tratativas sobre a estrutura ferroviária é um marco histórico para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, a prefeitura está à disposição e defende a importância da articulação entre os órgãos estaduais e municipais.

“É muito importante que a gente observe que toda essa região de desenvolvimento necessariamente irá passar por questões ambientais”, salientou. “Por isso, é fundamental que tenhamos essa articulação entre os órgãos do estado e do município para evitarmos que qualquer embaraço seja algo impeditivo para a gente avançar”, declarou Chico Brasileiro.

Hub da América do Sul

O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, mencionou as potencialidades da cidade, por conta da posição geográfica privilegiada na fronteira. Ele afirmou, também, que a vasta região do lago de Itaipu reduz o impacto da crise hídrica e pode representar um ativo que agrega aos projetos e soluções logísticas multimodais.

“A grandiosidade desse projeto da Nova Ferroeste mudará totalmente a visão econômica e social da nossa cidade, não somente perante o estado, mas diante do mundo”, realçou. “Sendo Cascavel considerada o hub logístico do Oeste do Paraná, enxergamos Foz do Iguaçu sendo o hub logístico para a América do Sul”, refletiu Fernando.

Presenças

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini; gerente regional da Sanepar, Nilton Perez; representantes da Itaipu Binacional, Marcio Bortolini e Daltron Neto; secretário municipal de Planejamento, Leandro Costa; vereadores Adnan El Sayed, Cabo Cassol e João Morales; diretor de Captação, Projetos e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Edinardo Aguiar; presidente do Sindifoz e segundo-vice-presidente da ACIFI, Rodrigo Ghellere; primeiro-vice-presidente do Sinduscon/Oeste, Renato Camargo; presidente do Codetri, Linda Taiyen; e vice-presidente da FIEP, Edson Vasconcelos.

Fonte:

Deixe seu comentário