Portal da Cidade Foz

Tecnologia

Luminárias inteligentes trarão economia e mais segurança no Bairro Vila A

A tecnologia instalada faz parte da primeira fase do Programa Vila A Inteligente, que ainda está em fase de testes.

Publicado em 13/04/2021 às 02:58

(Foto: Kiko Sierich)

(Foto: Kiko Sierich)

(Foto: Kiko Sierich)

Mais de 50 luminárias inteligentes foram instaladas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) no Bairro Vila A, em Foz do Iguaçu. A tecnologia faz parte da primeira fase do Programa Vila A Inteligente, ainda em fase de testes, e trará economia aos cofres públicos e mais segurança para a população.

As luminárias são bem diferentes das que atualmente existem na cidade, tendo um sistema de telegestão que coleta diversas informações, através de uma rede sem fio, como: tensão de alimentação, consumo elétrico, alerta de manutenção, entre outros. Esse tipo de solução permite uma melhora na gestão dos recursos públicos, além de manutenções mais rápidas e precisas, ou seja, redução de gastos públicos. 

O sistema também permite o controle remoto de cada uma das luminárias, o agendamento para o acionamento em horários corretos, considerando as variações climáticas e de luminosidade natural decorrentes das estações do ano.

Em algumas luminárias estão instaladas câmeras de vigilância, que visam contribuir com a segurança pública da região. “A conectividade das câmeras é realizada através de fibra óptica, que possibilita gerenciar em tempo real o zoom, direção e acompanhamento do fluxo de pessoas e veículos", explica o analista de Suporte, Marcos Teixeira. 

As imagens capturadas podem ser acompanhadas em tempo real em um Centro de Controle de Operações, indo para um banco de dados onde ficam armazenadas por até 3 meses. “Dentro desse período, a tecnologia vem sendo testada em aspectos como conectividade, robustez, usabilidade, interoperabilidade, entre outros, podendo, inclusive, com a coleta de imagens, apoiar em uma eventual necessidade de órgãos competentes”, explica o Gerente do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT), Willbur Rogers de Souza. 

Ainda, segundo Willbur, o objetivo principal do Programa Vila A Inteligente é contribuir com qualidade de vida do cidadão, implementando tecnologias, gerando negócios e melhorando o acesso e a disponibilidade dos serviços públicos. 

“Temos como foco desenvolver soluções tecnológicas que possam ser testadas e validadas nesse ambiente de experimentação, que atendam às demandas da sociedade e dos serviços públicos e impactem positivamente na qualidade de vida”, finaliza.

O gerente de Novos Negócios e líder do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, Tiago Faierstein, explica que a experiência da Vila A com esses equipamentos pode beneficiar, ainda, outros municípios. “As luminárias inteligentes apresentam um novo modelo de produto e de negócios, uma vez que agregam serviços como câmeras e conectividade e, futuramente, poderão incluir até tecnologias como o 5G. O grande avanço, com isso, é que essa solução permite que prefeituras usem recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) para adquirir sistemas completos em substituição à iluminação pública comum”, avalia.

Parceria

O Programa Vila A Inteligente é uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a COPEL, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, para o desenvolvimento tecnológico, econômico e sustentável de Foz do Iguaçu e da região.

Fonte:

Deixe seu comentário