Portal da Cidade Foz

Controle

Mais de 9 mil imóveis têm visotoria na Semana de Mobilização de Combate à Dengue

Foram eliminados quase 2,4 mil depósitos de focos do mosquito transmissor da doença; também foram feitas ações em escolas e Cmeis.

Publicado em 29/11/2022 às 17:28

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

Em cinco dias, durante a Semana de Mobilização de Combate à Dengue, a Prefeitura de Foz do Iguaçu vistoriou 9.082 imóveis, com o objetivo de localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e conscientizar os moradores sobre a importância de manter o quintal de casa limpo e remover objetos que possam acumular água. 

Os trabalhos foram realizados entre segunda (21) e sexta-feira (25) pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. Nas visitas, os profissionais também buscaram pessoas com sintomas da doença, para fazer o encaminhamento às unidades de saúde.

Além das vistorias, organizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em áreas com grande número de notificações de casos suspeitos de dengue e também em locais onde foram encontrados mais criadouros do mosquito conforme o último LIRAa, a programação da Semana de Mobilização envolveu a instalação de caçambas para o descarte correto de materiais, pela Secretaria de Meio Ambiente, e a intensificação da fiscalização em locais de alto risco pela Secretaria da Fazenda. 

As esquipes da Diretoria de Atenção Primária e a equipe de educação do CCZ realizaram ainda um trabalho de conscientização dos alunos da rede municipal de ensino, em sete escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil, alcançando cerca de 1,4 mil crianças. 

“Foi uma semana de muito trabalho, com o envolvimento de várias secretarias municipais, e tivemos êxito nas ações, com números expressivos. Esperamos que esse trabalho tenha como principal resultado a conscientização da população de que este precisa ser um cuidado constante”, afirmou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes. 

Resultados

Durante a Semana de Mobilização de Combate e Prevenção Contra a Dengue em Foz do Iguaçu, foram eliminados 2.387 depósitos, como possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti. Dos 9.082 imóveis vistoriados, 116 tinham focos do mosquito. 

Nas caçambas instaladas em pontos estratégicos pelo Meio Ambiente, foram recolhidos 62,5 mil quilos de materiais. Também foram recolhidos 105 pneus e 170 quilos de garrafas, que também poderiam se tornar focos da dengue.

Fonte:

Deixe seu comentário