Portal da Cidade Foz

Mudanças

Medidas de prevenção a Covid-19 são flexibilizadas em Foz do Iguaçu

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, os novos decretos, cancelando proibições para diversos setores, devem ser publicados no Diário Oficial.

Publicado em 03/08/2020 às 22:37
Atualizado em

(Foto: Reprodução Facebook)

A partir desta terça-feira (4), a Prefeitura de Foz do Iguaçu vai flexibilizar várias das medidas de restrição adotadas no combate ao novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, os novos decretos, cancelando proibições para diversos setores, devem ser publicados no Diário Oficial.

Durante transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura, na noite desta segunda (3), o prefeito confirmou o fim do “Alerta Vermelho” em vigor desde a semana passada no bairro Três Lagoas, que estava com toque de recolher entre as 21h e as 5h.

O “Mapa de Calor” desta segunda-feira apontou queda no número de casos na região nordeste da cidade, o que foi avaliado como positivo. A região do Porto Meira aparece com a cor vermelha, mas não terá, pelo menos por enquanto, a decretação de toque de recolher ou proibição do comércio à noite.

Chico Brasileiro comemorou, também, a diminuição no total geral de casos ativos (pessoas em fase de transmissão da doença) de Covid-19 em Foz do Iguaçu, o que possibilita o cancelamento de algumas das normativas estabelecidas em razão da pandemia. “Estamos indo e às vezes voltando. Agora, é a hora de ir”, afirmou.

Entre as principais ações anunciadas, a liberação até a meia-noite do funcionamento dos estabelecimentos gastronômicos (que hoje precisam fechar às 22h). A autorização é válida para restaurantes, lanchonetes, trailers e food trucks. As entregas (delivery) poderão funcionar durante as 24 horas para todos os serviços.

Outra novidade é a autorização temporária para que os estabelecimentos gastronômicos utilizem parte da calçada para ampliar seu espaço de atendimento aos clientes, desde que não comprometa a mobilidade do pedestre. A obrigatoriedade de distanciamento ampliado entre as mesas continua em vigor.

O transporte coletivo, a partir desta terça (4), estará autorizado a voltar a rodar até a 00h30. Até segunda (3), as linhas continuavam circulando somente até as 22h. Segundo o prefeito, a partir de quarta (5), será ampliada a capacidade de utilização dos ônibus, do limite atual (quantidade de bancos disponíveis) para 50% da lotação máxima permitida.

Chico Brasileiro comunicou, também, que a equipe do Foz Cataratas Futsal, que disputará, a partir deste mês, a Liga Nacional e a Série Ouro do Campeonato Paranaense, está autorizada a retomar os treinos com bola, seguindo os protocolos de segurança.

Ao longo desta semana, segundo o prefeito, serão feitos estudos para outras liberações, com a definição de protocolos específicos para clubes (sem incluir os salões de eventos), estruturas de lazer e retorno das quadras esportivas.

“Esses setores que ainda estão proibidos, a gente vai começar um processo de discussão de protocolos sanitários, para que seja possível voltar com as atividades”, explicou Chico. “Se o número de casos continuar caindo, vamos continuar flexibilizando. Se voltar a subir, teremos de adotar novas medidas restritivas”.

Para ver a fala completa do prefeito Chico Brasileiro, durante a live ocorrida na noite de segunda (3), clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário