Portal da Cidade Foz

Região em Debate

Ministro Marcos Pontes participa de encontro on-line sobre inovação no Oeste

Aberta ao público, com inscrição prévia, plenária do Sistema Regional de Inovação acontecerá nesta sexta-feira, 20.

Postado em 19/11/2020 às 09:19 |

(Foto: Divulgação)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, é o convidado especial para a 34ª Reunião Ordinária do Sistema Regional de Inovação (SRI/Iguassu Valley) do Oeste do Paraná. Aberta ao público, a plenária on-line ocorrerá nesta sexta-feira, 20, a partir das 9h.

O tema da explanação do ministro será: “Como o ecossistema de inovação pode desenvolver uma região e um país”, com debate após a sua abordagem. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, gratuitamente, em https://zoom.us/webinar/register/WN_bFbADCvRTh--Gu08DPXgAg. O link para a transmissão será enviado aos inscritos.

Antes do debate, serão apresentados os resultados obtidos em 2020 pelo SRI/Iguassu Valley no fomento à inovação entre empreendedores e instituições dos 54 municípios da região. A exposição do balanço e as formulações para o próximo ano terão mediação de representantes de oito grupos de trabalho.

“O ministro Marcos Pontes nos brindou com a sua participação nesse debate”, frisa o coordenador do SRI/Iguassu Valley, Jadson Siqueira. “Inovação é uma agenda fundamental, pois está ligada ao desenvolvimento, gera novos modelos de negócios, serviços, empregos e renda, torna os empreendimentos mais competitivos e eleva a qualidade de vida das pessoas”, completa.

O SRI/Iguassu Valley atua na forma de uma rede colaborativa na Região Oeste, que integra três parques tecnológicos sediados em Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. Esse ecossistema articula cerca de cem empresas inovadoras, mais de 40 organizações de apoio e crédito, 14 habitats de inovação, 25 instituições de ensino e seis governanças.

Sobre o palestrante

O astronauta Marcos Cesar Pontes é o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações desde 2019. É bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Sua formação inclui o grau de mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Post Graduate School, na Califórnia (Estados Unidos). O ministro também é tenente-coronel-aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) e piloto de teste de aviões de caça.

Realização

A reunião é promovida pelo Sistema Regional de Inovação, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Iguassu Valley, com o apoio do Sebrae Paraná, governo federal e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Programação
9h – Abertura e apresentação de informações sobre editais e oportunidades de inovação para o ecossistema.
10h05 – GT Plataforma (Fernando Botelho).
10h10 – GT Lideranças Municipais Iguassu Valley (Ronan Medina).
10h15 – GT Datalab (Jadson Siqueira).
10h20 – GT Educação (Renato Guerreiro).
10h25 – GT Leis Municipais de Inovação (Gustavo Alves).
10h30 – GTs Coronavírus (Adelio Conter).
10h40 – Desafio Inovaoeste (Pedro Sella).
10h50 – GT Caderno de Indicadores (Hugo Ribeiro).
11h – Debate “Como o ecossistema de inovação pode desenvolver uma região e um país”, com a participação do ministro Marcos Pontes.

Serviço
34ª Reunião Ordinária do Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação (SRI) da Região Oeste
Data: sexta-feira, 20, às 9h
Inscrições gratuitas: https://zoom.us/webinar/register/WN_bFbADCvRTh--Gu08DPXgAg

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas