Portal da Cidade Foz

Natureza

Moradores e entidades ambientais celebram o Dia da Árvore com plantio de mudas

A ação ocorreu no Bairro Três Lagoas, próximo ao Residencial Angatuba.

Publicado em 21/09/2020 às 02:12

(Foto: Thiago Dutra / AMN)

(Foto: Thiago Dutra / AMN)

(Foto: Thiago Dutra / AMN)

(Foto: Thiago Dutra / AMN)

O Dia da Árvore foi celebrado nesta segunda-feira (21) com o plantio de seis mil mudas de árvores para recomposição florestal de uma área de preservação permanente (APP), na Rua Ampere com José Bernardo Filho, no bairro Três Lagoas (próximo ao conjunto residencial Angatuba).  

A ação, desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Instituto Água e Terra (IAT), também integrou a comunidade do local.

Estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente Ângela Meira, o Chefe Regional do IAT Carlos Antonio Piton, as equipes de ambas as instituições, além de integrantes do Clube de mães da Vila Resistência e moradores do  Lagoa Dourada  e do novo Residencial Angatuba.

A Presidente da Associação de Moradores do Bairro Lagoa Dourada, Jacira de Souza, foi uma das moradoras que foi até o local para ajudar no plantio. “Essa ação é maravilhosa, é um incentivo para quem tem uma área de vegetação, precisamos salvar a natureza porque o planeta está muito degradado. Imaginamos essa área linda daqui a um tempo e vamos fazer o possível para que a transformação se concretize, estou muito feliz por estar participando”, expressou.

A ação acontece em meio à chegada da primavera, estação mais propícia para o plantio de várias espécies de árvores. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Angela Meira, a prefeitura também iniciou uma nova ação de arborização na região central.

“Iniciamos também a arborização no microcentro da cidade. Faremos a recomposição vegetativa na rua Almirante Barroso com a plantação das espécies adequadas para a região e estamos conversando com os comerciantes sobre a importância do plantio, pois além de melhorar a paisagem urbana, promove melhorias ambientais, com impacto no clima”, comentou.

De acordo com Angela, a organização das ações também está sendo possível graças a implantação da estufa profissional no Horto Municipal. “Implantamos uma estufa profissional no horto, que além de poder receber as mudas e acondicioná-las com qualidade, passa a compor um espaço adequado para produção própria”, acrescentou.

Plano Mata Atlântica

Todas as ações também estão alinhadas ao Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), que foi Homologado  pelo município neste ano. O documento norteia as políticas de plantio, cuidado e manejo da vegetação. O PMMA foi desenvolvido pela SMMA  utilizando o Diagnostico da UNILA  em parceria com varias instituições que integram  o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Programação

Além da iniciativa na região de Três Lagoas, o IAT em parceria com a Infraero, também iniciou o plantio de 20 mil mudas na região do aeroporto como medida compensatória à ampliação da pista.  “À tarde, das 15h às 17h, também estaremos distribuindo Ipês roxos e amarelos em frente ao escritório regional do IAT em Foz do Iguaçu”, informou o Chefe do IAT, Carlos Antônio Piton.

Fonte:

Deixe seu comentário