Portal da Cidade Foz

Meio Ambiente

Nova estrutura de UVR poderá trabalhar com até 80 toneladas de materiais por mês

A solenidade de entrega da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) será nesta sexta-feira (14), a partir das 9h.

Publicado em 12/08/2020 às 00:57

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu entrega nesta sexta-feira (14), às 9h, a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) Manoel da Silva, no Jardim das Palmeiras. Em virtude da pandemia, a solenidade será restrita a uma visita técnica do Prefeito Chico Brasileiro e do secretariado.

A nova estrutura passa a integrar o maior programa de gestão de resíduos recicláveis da história da cidade, que já contempla 100% dos domicílios.

Com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, o antigo barracão passou por reforma, ampliação e recebeu equipamentos novos. A área física dobrou de tamanho, e hoje a unidade conta com 530 metros quadrados, com áreas de triagem, armazenamento, sala administrativa e de serviços, além de cozinha, lavanderia e banheiro.

Com a nova estrutura, a UVR terá a capacidade de operar com até 40 catadores e catadoras, após a pandemia. Neste momento, trabalharão na unidade 21 catadores.

Modernização e dignidade

O espaço também recebeu todo o equipamento necessário para a mecanização do processo de segregação e armazenagem dos materiais provenientes da Coleta Seletiva porta a porta. A modernização permitirá triplicar a produção. Com o processo manual, os catadores e catadoras desta região estavam triando e comercializando aproximadamente 27 toneladas por mês. Com a mecanização do trabalho nesta nova unidade, poderão triar até 80 ton./mês, de acordo com a capacidade dos equipamentos. A modernização garante uma maior produtividade e também dignidade aos trabalhadores, possibilitando mais renda e melhores condições de trabalho.

Preservação

Além disso, a modernização reduz a quantidade materiais destinados ao aterro sanitário. Desde o início do Programa, deixaram de ir para o aterro sanitário, mais de 3.400 toneladas de resíduos, gerando o aumento da vida útil do aterro.

UVR

A UVR Manoel da Silva, no Jardim dos Palmeiras, é a segunda de oito unidades que fazem parte do conjunto de investimentos do Programa de Coleta Seletiva. Em junho, o município fez a entrega da primeira UVR, a Unidade Rosana Lemos.

Fonte:

Deixe seu comentário