Portal da Cidade Foz

Arte Urbana

Nova fachada do Sushi Hokkai traz encanto e alegria para o corredor turístico

A arte é uma homenagem do Sushi Hokkai a miscigenação étnica e cultural japonesa para a Terra das Cataratas.

Publicado em 17/10/2019 às 04:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Quem tem transitado nos últimos dias pela Avenida Jorge Schimmelpfeng com a Rua Marechal Floriano já deve ter notado a colorida intervenção artística feita na fachada do restaurante Sushi Hokkai. Ainda não viu? Pode ter certeza que irá perceber o quanto a cidade ficou mais alegre.

A artista plástica e grafiteira paulistana Katia Suzue, a convite de Iti Raffagnin, diretor do Grupo Capitão, esteve por 5 dias desenhando e grafitando a grande obra que foi finalizada neste dia 16 de outubro. A intervenção é uma homenagem do Sushi Hokkai a miscigenação étnica e cultural japonesa para a Terra das Cataratas.

Segundo Iti Raffagnin “a vontade de se aproximar da cultura japonesa não apenas através da culinária, mas também pela arte fez a união perfeita após conhecer o trabalho da artista Katia Suzue.”

O painel Cio-Cio-San, que significa “garota borboleta” em português, é um Grafiti com os mais puros elementos da cultura e natureza japonesa, realizados por uma importante artista Nikkei, muito inspirada de uma recente temporada de estudos no Japão e motivada pelo sonho que tinha em conhecer as Cataratas do Iguaçu.   

Katia Suzue

Artista plástica e urbana, estudou pintura e desenho no Japão durante quatro anos, seu trabalho tem como referência a cultura oriental, o Zen budismo, com características típicas dos mangás e animes japoneses. Formada em Artes e Técnica em Museu, cursou paisagismo e tem pós em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Em 2005 se iniciou no Grafiti com a missão de colorir o mundo, em 2007 integrou o coletivo Noturnas (primeira crew de Grafiti feminino de São Paulo), desde então sua representatividade na cena caminhou numa crescente, atualmente está entre as dez mulheres mais atuantes da Street Art Brasileira.

"Busco inspiração na minha ancestralidade, a cultura oriental é forte na minha vida desde que me entendo por gente, minha bachan me inspira demais, vejo nela muita força e explosão e ao mesmo tempo vejo delicadeza e muita sabedoria junto a cautela de pensar cada gesto e maneira de fazer as coisas. As mulheres de um modo geral me inspiram, a feminilidade é uma constante nas minhas obras, a natureza também me inspira demais."

A artista trabalhou com uma equipe de assistentes local. Meninas que dedicaram-se com harmonia e que tiveram a oportunidade de aprender muito para que evoluam e sigam em frente no cenário da arte urbana.

Fonte:

Deixe seu comentário