Portal da Cidade Foz

Nova Gestão

Novos diretores da Itaipu destacam compromisso com responsabilidade social

Em discursos de posse eles afirmaram que a empresa estará diretamente alinhada com as políticas do governo federal.

Publicado em 29/03/2023 às 19:12

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida | Itaipu Binacional)

Compromissos com a sociedade e com o meio ambiente, aliados à garantia da segurança energética de Brasil e Paraguai, foram tônicas dos discursos de posse dos novos diretores da Itaipu Binacional. Além do diretor-geral, Enio Verri, empossado no dia 16 de fevereiro, todos os quatro novos integrantes da diretoria da empresa usaram suas falas para reforçar o direcionamento da gestão na atenção às pessoas e ao ecossistema das comunidades da área de influência da empresa.

A cerimônia foi realizada na noite da terça-feira (28), no Mirante Central da usina, em Foz do Iguaçu (PR). Assumiram os cargos Renato Soares Sacramento (diretor técnico executivo); Luiz Fernando Delazari (diretor jurídico); Carlos Carboni (diretor de Coordenação) e Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo).

Carboni foi o primeiro a falar e reforçou o alinhamento da empresa com as políticas do governo federal. “Uma missão que foi colocada pelo presidente aqui na posse do diretor-geral é que a Itaipu não esteja focada apenas na geração de energia, mas que tenha uma relação com a região e com o Estado dentro de metas de ação social e ambiental.” Segundo ele, as obras estruturais seguirão acontecendo, mas não serão a prioridade. 

O novo diretor administrativo disse que a posse é mais que uma assinatura, mas um juramento. Para ele, a Binacional tem uma grandeza ímpar que exige um comprometimento com a sociedade que é único. “São missões da Itaipu, de geração de energia e riqueza, além de desenvolvimento socioeconômico para dois países”, destacou Iggor Gomes Rocha. 

Itaipu, segundo o novo diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari, tem potencial para auxiliar o governo federal em algumas das metas da administração, principalmente no que diz respeito ao resgate da cidadania, o combate à fome e melhoria das condições de vida da população. “São frentes de luta a que se alia a Itaipu. Nada que interesse, que diga respeito, que toque e transforme a vida dos brasileiros é alheio à empresa. Nosso papel é zelar para que, dentro dos limites estatutários e legais, ela contribua fortemente para que o presidente possa realizar a obra de união e reconstrução nacional.” 

Reforçando a qualidade técnica e operacional da usina, maior geradora de energia acumulada do mundo, o diretor técnico executivo, Renato Soares Sacramento, citou dois desafios da Itaipu neste novo ciclo. “O primeiro deles é o Plano de Atualização Tecnológica (PAT), maior e mais complexo projeto já executado desde a sua construção. O segundo desafio, e maior deles, é a revisão do Anexo C [que trata das bases financeiras e de prestação de serviço de eletricidade], tenho certeza de que essa administração terá sucesso na jornada e teremos um novo acordo que perdure pelos próximos 50 ou 100 anos”, pontuou. 

Enio Verri destacou a capacidade técnica e política dos novos diretores e afirmou que a Diretoria Geral pode agora se dedicar mais a gestão estratégica de longo prazo para a empresa. “Eu confio muito na história destes colegas que vão assumir o comando da Itaipu comigo. Nós fomos indicados pelo presidente, somos políticos com sólida formação técnica, estamos aqui para fazer uma política de gestão que proporcione a melhor energia e com preço justo”, finalizou, lembrando o papel da Itaipu no apoio às políticas socioeconômicas do governo federal. 

Além de empregados da Itaipu, amigos e familiares dos empossados, participaram da solenidade o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luiz Sérgio de Lima Neiva Vieira; os procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná Antônio Carlos Staut Nunes e Mauro Mussak Monteiro; e o assessor da Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Mário Cecato.

Currículo dos diretores

Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É especialista em Direito Administrativo e mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com período de Legal Studies na Fordham Law School (Fordham University, Nova Iorque – EUA), e possui MBA em Empreendedorismo. Advogado, ele foi assessor parlamentar no Congresso Nacional, além de professor universitário e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Carlos Carboni (diretor de Coordenação)

Graduado em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar), cursa MBA em Gerenciamento de Processos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É advogado e tem vasta experiência em cargos públicos. Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, gerente regional da GEAP Saúde – em Curitiba, chefe de gabinete na Casa Civil da República - em Brasília, e também chefe da Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - em Francisco Beltrão (PR). Entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004 ocupou cargos eletivos de vice-prefeito e vereador no município de Capanema (PR).

Luiz Fernando Ferreira Delazari (diretor jurídico)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Gestão de Compliance pelo Instituto Insper e mestre em Direito Constitucional pela Unibrasil. Foi promotor de justiça no Ministério Público do Estado do Paraná e secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, além de assessor jurídico parlamentar no Senado Federal. Desde janeiro de 2010 é sócio da Luiz Fernando Delazari Sociedade de Advogados. Entre 2007 e 2010 foi membro de dois Conselhos de Administração: o da Centrais Elétricas do Rio Jordão S/A (Elejor) e o da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No mesmo período, presidiu o Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Centran).

Renato Soares Sacramento (diretor técnico executivo)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com curso de extensão em Otimização de Sistemas Hidrotérmicos, patrocinado pela Eletrobras, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ) e na Universidade de Waterloo - no Canadá. Com mais de 40 anos de experiência em empresas de energia elétrica, trabalhou na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e nas Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras), onde foi Diretor Interino de Geração. Exerceu cargos técnicos e funções de gerência nas áreas de planejamento e programação da operação energética, contabilização e comercialização de energia elétrica, além de coordenar grupos e comitês técnicos em órgãos de coordenação da operação energética dos Sistemas Interligados Nacional (GCOI), dos Sistemas Isolados (GTON e CCON) e do Sistema Eletrobras-Itaipu-Ande (CECOI e CADOP). Participou, como representante da Eletrobras, em tratativas bilaterais entre o Brasil e o Paraguai relativas ao Tratado de Itaipu.

Fonte:

Deixe seu comentário