Portal da Cidade Foz

Alagamentos

Obras de drenagem no Jardim São Luiz começam na segunda-feira

Equipes da prefeitura fizeram nesta quarta-feira a limpeza em terrenos baldios e bocas de lobo do bairro.

Publicado em 21/03/2018 às 22:09

(Foto: Divulgação/PMFI)

As obras de drenagem no Jardim São Luiz começam na próxima segunda-feira (26), conforme prevê o contrato assinado entre a Prefeitura e a empresa vencedora da licitação. 

De acordo com o vice-prefeito Nilton Bobato, a empresa terá 180 dias (6 meses) para executar o projeto, que prevê a construção de galerias de águas pluviais e bocas de lobo, drenagem para dragagem do rio, pavimentação poliédrica e asfáltica. 

Com as obras, boa parte dos problemas de alagamentos naquela região serão resolvidos, já que o bairro foi construído em cima de uma bacia do rio Mimbi. O valor da obra é de R$ 928 mil e será custeado com recursos próprios do município. 

Nesta quarta-feira (21), equipes da Secretaria de Obras fizeram limpezas nas ruas, bocas de lobo e terrenos baldios. Além de galhos de árvores, as equipes encontraram pedaços de sofás, caixas, guarda roupas e até eletrodomésticos dentro dos bueiros. 

Situação semelhante foi encontrada em outras regiões da cidade, como na Vila Brás, onde as equipes atuaram ontem (21) e na Rua Rui Barbosa, onde até um cachorro morto foi retirado  de dentro de uma galeria. Na semana passada, cobertores foram encontrados nos bueiros da avenida Brasil  e lixos que poderiam ser recicláveis entupiram as bocas de lobo na Praça da Bíblia. “Estamos encontrando de tudo, desde cobertores, colchões e utensílios domésticos, até vidro e garrafas pet. São materiais que o pessoal joga na rua e em terrenos baldios, que acabam indo para a galeria pluvial e também para os rios”, disse o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Guimarães. 

Um dos caminhos para evitar os alagamentos, como lembrou Guimarães, é a conscientização ambiental. “Os moradores precisam parar de jogar lixo em locais impróprios. Esperamos que com os serviços de drenagem e maior conscientização da população, estes problemas sejam minimizados”. 

A ampliação do serviço de limpeza dos bueiros faz parte do pacote de medidas anunciadas pelo Governo Municipal para combater alagamentos e amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas, como as que atingiram a cidade na segunda-feira (19). “A situação é bastante delicada, já que muitos bairros foram construídos em cima de nascentes, em áreas sem rede de drenagem e esgoto”, lembrou o vice-prefeito, Nilton Bobato. 

Obras

Outras regiões da cidade também receberão serviços de drenagem, como o Jardim Canadá, Arroio Ouro Verde e o Jardim Evangélico. As obras do Jardim Canadá estão sendo licitadas por R$ 1,5 milhão, e os projetos das outras duas regiões estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento. Todos as obras serão custeadas com recursos do município, conforme explicou o vice-prefeito. “Protocolamos pedidos ao Governo Federal que até agora não sinalizou o repasse. Como não podemos esperar mais por essas obras, o município decidiu por custear todo o serviço, com recursos oriundos do IPTU, por exemplo”, finalizou Bobato.


Fonte:

Deixe seu comentário