Portal da Cidade Foz

Asfalto

Obras na Avenida Olímpio Rafagnin estão na última etapa em Foz do Iguaçu

Próxima fase será a pavimentação asfáltica, que deve ser executada com agilidade.

Publicado em 25/06/2022 às 08:58

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

As obras na Avenida Olímpio Rafagnin, uma das marginais da BR-277 na entrada de Foz do Iguaçu, já estão na última etapa para a conclusão. A informação é do secretário municipal de Obras, Cezar Furlan. Segundo ele, os trabalhos estão na fase de fresagem de alguns trechos, que vai permitir a colocação da nova camada asfáltica.

"Vai ser iniciado nos próximos dias, aquele trecho depois do pontilhão (trincheira) da saída da cidade que vai até o final da avenida. A parte da fresagem (remoção de cobertura asfáltica com defeito) está próximo ao Posto Gasparim", adiantou o secretário.

As obras da via, na região de Três Lagoas, foram paralisadas em 2016 pela Operação Pecúlio da Polícia Federal e retomadas pela prefeitura no final do mês de novembro. A avenida tem sete quilômetros de extensão e liga a região com a entrada de Foz do Iguaçu pela BR-227. O investimento na estrutura é superior a R$ 8,6 milhões.

"A partir deste ponto já está vindo com as capas de pavimento", ressaltou Furlan. Após a remoção do asfalto antigo nestes pontos, começa a preparação da base, sub-base na parte final da via. A obra, considerada complexa por se tratar de uma região alagadiça, é muito aguardada por moradores e comerciantes da região.

"A obra está ocorrendo normalmente. A aplicação da capa asfáltica tem um peso muito grande, mas é feita de maneira bem rápida. Acredito que passando esta fase da base e sub-base, vamos ter ela pavimentada com a primeira camada por toda extensão", destacou.

Clima

O secretário informou que as mudanças climáticas atrapalharam um pouco, mas os trabalhadores estão recuperando o cronograma.

"Nosso grande receio era estabilizar aquele solo, porque sempre foi bastante comentado, ali realmente é um lugar de solos moles (banhado)", ressaltou Furlan. De acordo com ele, técnicos de engenharia, junto com a empresa que está executando os trabalhos, tiveram no local e estabilizaram o solo. "Foi uma medida necessária para resolver este problema", concluiu.

Canteiro de obras

O grande volume de trabalhadores e equipamentos no trecho da avenida chamam a atenção de quem passa na região pela BR-277. Os trabalhos em todos a extensão dos sete quilômetros são intensos. Nas primeiras etapas foram realizados os serviços de drenagem e instalação do solo mole. Em seguida começou a execução de bases e sub-bases.

Na quarta fase, o trabalho será de pavimentação e na última o serviço de paisagismo. Entre os serviços previstos estão a recomposição de meio-fios, calçadas, ciclovias, galerias pluviais, pontos de ônibus, sinalização viária, paisagismo, a remoção do antigo pavimento e a execução de novas bases e sub-bases da via.

As obras são custeadas com recursos da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Os trabalhos no local foram paralisados em 2016 através da Operação Pecúlio da Polícia Federal que identificou irregularidades na execução.

Fonte:

Deixe seu comentário