Portal da Cidade Foz

Participação

Orçamento Participativo na região Leste tem forte presença da comunidade escolar

Mais de 500 pessoas participaram do evento, na noite desta quinta-feira (23), na Escola Írio Manganelli.

Publicado em 24/09/2021 às 10:08

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A segunda edição do Orçamento Participativo de 2021, realizada na noite desta quinta-feira (23) na Escola Írio Manganelli, região Leste da cidade, foi marcada pela intensa participação da comunidade escolar. Famílias de alunos, professores e funcionários de escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) participaram da ação para pedir melhorias nas instituições de ensino. A mobilização de idosos também foi grande. Eles reivindicaram a reforma do Centro de Convivência do Idoso, no Jardim São Paulo. Ao todo, 573 pessoas participaram da votação no evento. 

“Todos que estão aqui estão para lutar por melhorias em seus bairros. É uma luta coletiva, e por isso o Orçamento Participativo é também um exercício de solidariedade, de pensar no próximo e naquilo que irá beneficiar todos os moradores”, disse o prefeito Chico Brasileiro na abertura do evento. Ele também fez uma prestação de contas do Orçamento Participativo de 2019 e destacou os trabalhos de pavimentação asfáltica realizados na região Leste.

“Em 2019, metade dos recursos (R$5 milhões) foram para o asfalto, mas a prefeitura conseguiu aplicar mais R$ 10 milhões nessa região, e fizemos o dobro de obras que estavam previstas”, lembrou Brasileiro. 

Foram executadas obras de pavimentação no Portal da Foz, Primeiro de Maio, Morumbi I e II, Jardim Panorama, Beverly Falls Park, Jardim São Paulo, Dona Fátima, Jardim Europa e outros bairros. Com os recursos do Orçamento Participativo de 2019 também foram construídos um campo de futebol no Jardim Dona Fátima, a reforma da Praça 7 de Setembro e implantação de academias ao ar livre e playgrounds em 12 bairros da região.

O prefeito explicou ainda que a construção da Unidade de Saúde do 1º de Maio precisou ser adiada devido à pandemia da Covid-19, quando os recursos foram destinados para implantação de novas alas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. “A construção de uma unidade de saúde nesta região continua sendo prioridade”, afirmou o chefe do executivo. 

Mobilização

Diretora da Escola Írio Manganelli, Sirlene Barros representou os líderes comunitários da região na abertura do evento. Ela fez questão de enfatizar a importância da ação para a comunidade. “É um exercício de democracia que foi oportunizado por esta gestão. Todos nós estamos em busca de melhorias, mas isso aqui não é uma disputa, é um ato de cidadania, onde pensamos uns nos outros”, comentou. 

Professora aposentada do município, Sebastiana Linhares se somou aos grupos de pais e funcionários de escolas para reivindicar melhorias nas instituições de ensino. “As escolas e as creches de hoje em dia são outra coisa, estão bem organizadas, com equipamentos de qualidade e a alimentação dos alunos é impecável. Antigamente faltava muita coisa, mas agora está muito bom”, comentou. 

Maria Marlene fez parte de um grupo da terceira idade que reivindicou a reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Eles levaram cartazes e formaram uma grande torcida a cada voto em favor da reforma do espaço. “Nós temos ginástica, dança, coral, alfabetização, informática, arte e cultura. O CCI é um espaço muito importante pra gente e sempre reivindicamos essas melhorias. Esse ano, graças a Deus nós conseguimos”, comemorou. 

Além da reforma do Centro de Convivência do Idoso, na Praça da Bíblia, os moradores também votaram pela construção de uma unidade de saúde 24 horas e a reforma das escolas Frederico Engel e Írio Manganelli (CAIC). Outras melhorias em escolas e CMEIS, como reforma de telhado, cobertura ou construção de quadra esportiva, também entraram na pauta dos moradores.

Próximos encontros

A terceira edição do Orçamento Participativo acontecerá na próxima terça-feira (28), na Escola Altair Ferrais da Silva “Zizo”, no Jardim Ipê (região Norte) e no dia 30 na Escola João da Costa Viana, em Três Lagoas (região Nordeste). O último encontro será no dia 05 de outubro, com os moradores da região Oeste, na sede da Guarda Mirim. Todos começam às 18h.

O Orçamento Participativo é uma ação da Prefeitura de Foz do Iguaçu, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário