Portal da Cidade Foz

Universidade

Painel no site da Unila mostra evolução de casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu

Usando dados abertos, o painel permite observar a evolução dos casos da doença em conjunto com decisões e ações de enfrentamento no município.

Publicado em 10/07/2020 às 05:29

(Foto: Assessoria)

A Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (10), um painel de acompanhamento dos casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu, que pode ser acessado a partir do site da Universidade (https://portal.unila.edu.br/coronavirus).

Usando dados abertos – aqueles que estão disponíveis para qualquer cidadão –, o painel apresenta um histograma, um gráfico de média móvel e uma linha do tempo com as principais decisões e ações do município no enfrentamento da Covid-19, desde março deste ano. Boa parte das ações conta com a participação de docentes e estudantes da UNILA.

As informações utilizadas na elaboração do gráfico foram obtidas no site da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Foram analisados, principalmente, os boletins epidemiológicos diários com os números oficiais de casos da doença. Também foram avaliados decretos e notícias relacionadas à Covid-19. O gráfico traz o número total de casos, o de casos ativos (pessoas com a doença) e o de óbitos.

Na área sombreada do gráfico, é possível visualizar o conjunto de medidas implementados pela prefeitura, eventos importantes, feriados e resultados de inquéritos sorológicos, entre outros dados. Clicando sobre as datas, é possível visualizar dados específicos relacionados àquele dia – número de casos acumulados, os novos casos, casos ativos e óbitos – e, ainda, se houve alguma ação implementada. O painel mostra, por exemplo, que no inquérito sorológico do dia 14 de maio o índice de pessoas que tiveram contato com o vírus, em Foz do Iguaçu, era de 4% e que, em 24 de junho, esse índice chegou a 28%.

“A gente costuma ver os gráficos sempre isolados das informações. A nossa intenção ao fazer o gráfico foi oferecer às pessoas um panorama mínimo das informações. Nosso objetivo é que a pessoa sozinha consiga olhar esse histórico recente e acompanhar. E como o gráfico é interativo, ao clicar nas bolinhas de cada curva, são abertos pop-ups com mais informações”, comenta Elaine Della Giustina, professora da área de Biologia da UNILA e coordenadora do trabalho.

Fonte:

Deixe seu comentário