Portal da Cidade Foz

Trânsito

Parceria Foztrans e Tecpar vai garantir mais qualidade à sinalização viária

Aquisições do município passarão por análises técnicas, garantindo mais segurança e durabilidade aos equipamentos

Publicado em 31/03/2023 às 07:43

O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) recebeu técnicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para discutir a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos e na aquisição de materiais de sinalização viária do município. A parceria inclui análise de amostras de tintas utilizadas na orientação dos condutores de veículos e pedestres, bem como sua aplicação nas ruas e avenidas, além da análise em laboratórios dos materiais adquiridos.

O diretor-superintendente do Foztrans, Robson Lima Souza, destaca que o Tecpar é uma empresa pública que atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como na busca de soluções tecnológicas para atender as demandas da sociedade. “O trabalho conjunto com técnicos, mais a estrutura do órgão estadual, vai resultar numa prestação de serviços de sinalização viária mais eficiente e com mais segurança aos moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu”, disse.

Entre os materiais e serviços adquiridos pelo Foztrans que passarão por análises técnicas nos laboratórios do Tecpar após a entrega pelos fornecedores estão placas de trânsito, tubos e pórticos. Para o acompanhamento, que vai indicar se tudo está de acordo com o que foi contratado, serão utilizados métodos de experimento para verificar a refletância das películas das placas e a galvanização dos materiais metálicos.

Confiabilidade e segurança

Estes procedimentos, ainda segundo Robson Lima, farão com que o município tenha confiabilidade em suas aquisições, garantindo cada vez mais a segurança e durabilidade das sinalizações implantadas. O diretor-superintendente do Foztrans lembra que hoje os fornecedores já estão obrigados a entregar laudos técnicos que comprovem a qualidade dos materiais.

“No entanto, a partir desta parceria, o Tecpar terá condições de certificar e convalidar estes laudos, inclusive coletando amostras durante a aplicação da sinalização no pavimento, de forma que será possível monitorar os contratos em sua totalidade, da aquisição a efetiva aplicação dos materiais e serviços contratados”, completou Robson Lima.

Fonte:

Deixe seu comentário