Portal da Cidade Foz

Foz do Iguaçu

Pista do aeroporto será ampliada para receber voos internacionais

Prolongamento da pista é fundamental para que o aeroporto de Foz possa receber voos dos EUA e da Europa.

Publicado em 19/02/2018 às 08:36

(Foto: Divulgação/Arquivo)

O deputado Fernando Giacobo (PR) adiantou nesta segunda-feira (19), que a pista do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu será ampliada em mais um quilômetro de extensão e que o acesso de 800 metros ao terminal pelo trevo da BR-469 (Rodovia das Cataratas) também será duplicado. “Além das reformas que já estão acontecendo, essas duas obras, o prolongamento da pista e a duplicação do acesso, serão fundamentais para que o aeroporto de Foz do Iguaçu possa receber voos internacionais dos EUA e da Europa”, disse Giacobo.

As duas novas obras, segundo Giacobo, serão anunciadas durante a visita do ministro do Transporte, Maurício Quintella, no começo de abril em Foz do Iguaçu. “As reformas estão aceleradas. A pista está recebendo novo asfalto, fresagem e recomposição dos seus 2.195 metros de comprimento e ainda teremos a readequação de todo o terminal de passageiros com os fingers, novas salas de embarques e desembarques, novos scanners de identificação de bagagens”.

“Eu estimo que o novo aeroporto, depois de tudo pronto e reformado, poderá chegar tranquilamente a 4,5 milhões de desembarques, gerando mais emprego e potencializando ainda mais o turismo de Foz do Iguaçu e região”, avalia.

Perimetral

A visita do ministro a Foz do Iguaçu terá outros anúncios já adiantados pelo deputado. “Vamos assinar a a ordem de serviço para começar as obras da Perimetral Leste. São 13 quilometros que vão ligar a BR-469 a BR-227, desafogando o tráfego de caminhões da Argentina e Chile que hoje passa pelo centro da cidade. Uma obra de R$ 100 milhões”.

Giacobo disse ainda que o ministro vai assinar convênio e aprovar o projeto da Itaipu Binacional para a duplicação dos 8,7 quilometros da BR-469. As obras na rodovia devem incluir vias marginais, ciclovias, passarelas de pedestres, passa-bichos, retornos em nível, viaduto de acesso ao aeroporto, trincheiras, ponte no rio Tamanduá, canalização do córrego Carimã e rotatória na entrada do Parque Nacional do Iguaçu. O custo total das obras está previsto em R$ 110 milhões.

“Tudo isso acontecendo neste ano de 2018. Foz do Iguaçu será a cidade que mais gera emprego no Paraná. Eu tenho certeza o ministro vai ter mais uma carta e vai anunciar outros investimentos na região do aeroporto que vão gerar mais de mil empregos. Eu fico emocionado de ver essas coisas acontecendo na cidade e isso é fruto da parceria de resultados com o governo federal e o município”, completa Giacobo.

Fonte:

Deixe seu comentário