Portal da Cidade Foz

Fenômeno

Polo Astronômico do PTI dá dicas para visualizar eclipse lunar na segunda-feira

Fenômeno terá duração aproximada de seis horas, das 00h37 às 5h48, e poderá ser visto em Foz do Iguaçu.

Publicado em 18/01/2019 às 07:17

(Foto: Divulgação)

Brasileiros de todas as regiões do País poderão prestigiar a ocorrência de um eclipse lunar total na madrugada da próxima segunda-feira (21). Para promover a melhor experiência possível e garantir uma boa visualização do fenômeno astronômico, o Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) traz algumas dicas. 

Na madrugada de domingo, 20, para segunda-feira, 21, será possível observar o eclipse lunar a partir de 00h37 até 5h48, conforme explica o gerente do Polo Astronômico, Janer Vilaça. Para prestigiar o fenômeno, é recomendável que a observação seja feita de um lugar seguro que possua pouca luz, onde seja possível deitar para visualizar a Lua completamente. O ponto máximo do eclipse está previsto para as 3h12. 

Eclipses lunares podem ser observados sem o uso de equipamentos, dispensando ainda aparelhos que emitam luz como celulares ou lanternas para clarificar a imagem. De acordo com Janer, um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro, sendo um eclipse lunar quando a Lua entra na sombra da Terra e eclipse solar quando o Sol entra na sombra da Lua.

Eclipses, no entanto, não acontecem todos os meses. Eclipses lunares ocorrem apenas durante a fase de Lua Cheia, em que a órbita da Lua e da Terra se alinham.


Fonte:

Deixe seu comentário