Portal da Cidade Foz

Smart City Week

Prefeito participa de comitiva que conhecerá soluções inteligentes em Barcelona

Chico Brasileiro viaja com comitiva para participar de Congresso Mundial de Cidades Inteligentes.

Publicado em 09/11/2018 às 22:47

(Foto: Divulgação)

A missão internacional Barcelona Smart City Week leva na semana que vem uma comitiva de executivos, empresários e dirigentes municipais para um roteiro de visitas a projetos inovadores, que inclui participação no maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, organizado pela FIRA Barcelona. A missão é promovida pelo iCities, empresa pioneira em soluções urbanas no país, em parceria com a Global Business, que oferece consultoria no desenvolvimento de projetos de internacionalização de empresas entre Europa e Brasil.

Na capital da Catalunha, os convidados participarão, entre os dias 14 e 16, do Smart City Expo World Congress, com visitas aos estandes, tours guiados e presenças em palestras, além de uma recepção especial por parte do Governo da Catalunha. Entre os pontos altos de representatividade brasileira que a comitiva acompanhará durante o evento estão as palestras do secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros, e do prefeito de Curitiba Rafael Greca, além de acompanhar a cerimônia de premiação dos melhores projetos de cidades inteligentes do mundo. A cidade de Curitiba é finalista com o projeto Horta do Chefe, na categoria Ambiente Urbano.  

A comitiva fará uma série de visitas técnicas, como ao Centro de Inovação de IoT da Cisco, às sedes da Microsoft, da Indra Systems e da Barcelona Activa, agência de desenvolvimento econômico da cidade e região metropolitana de Barcelona, e ao Centro Nacional de Supercomputação da Espanha.

Também está prevista na programação uma visita à Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, com a presença da cônsul geral do Brasil em Barcelona, Maria Elisa Berenguer, do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, do ex-diretor executivo da ONU Habitat e ex-prefeito de Barcelona, Joan Clos, entre outras autoridades. Eles falarão sobre o histórico de evolução e inovação da cidade de Barcelona nos últimos anos além dos desafios e oportunidades ligados às smart cities no Brasil.

Entre os participantes da comitiva estão confirmados nomes como o do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Catarina, Adenilso Biasus, do presidente da Associação Comercial do Paraná, Glaucio José Geara, do presidente do Sistema Catarinense de Comunicações, Roberto Amaral, do presidente da CODESE de Goiás, Renato de Souza Correia, da diretora corporativa do grupo GRPCOM, Milena Seabra, a Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Cris Alessi e dos sócios diretores do iCities Caio Castro, Roberto Marcelino e Eduardo Marques.

“O objetivo da comitiva é proporcionar uma experiência inédita aos representantes dos governos e executivos. Queremos mostrar os diferenciais que tornam Barcelona uma referência quando falamos de smart cities, além de colocá-los em contato com novas possibilidades de inovação e tecnologias que podem ser utilizadas no Brasil”, afirma o diretor de marketing e cofundador do iCities, André Telles.

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado. 

O iCities – Smart Cities Solutions é a principal empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes do Brasil. Fundada em 2011, seu propósito é desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano afim de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, baseadas em fatores como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Tem unidades de negócios relacionadas a eventos, consultorias e soluções smart.

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

Fonte:

Deixe seu comentário