Portal da Cidade Foz

Cidade

Prefeitura começa a montagem para o desfile de 7 de setembro na Avenida Paraná

Trânsito na Avenida Paraná ficará em meia pista a partir das 14 horas desta segunda-feira (2).

Publicado em 01/09/2019 às 21:07

(Foto: Divulgação / PMFI)

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas, iniciou os preparativos para o Desfile Cívico Militar de 7 de setembro, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil.

A partir desta segunda-feira (2), devido a montagem das estruturas de palco e arquibancadas, o trânsito na Avenida Paraná ficará em meia pista, no sentido Centro-Bairro, no trecho entre o Cataratas JL Shopping e a Avenida Duque de Caxias. A organização do trânsito está a cargo do Foztrans e da Guarda Municipal.

No dia do desfile (7) as duas vias da Avenida Paraná ficarão interditadas a partir das 5 horas da manhã no trecho entre as avenidas República Argentina e a José Maria de Brito. O tráfego será liberado somente após a desmontagem da estrutura, por volta das 15hs.

Organização

Este ano devem participar do desfile mais de 3.800 pessoas, entre representantes de entidades civis e militares. A cerimônia terá início às 9 horas com o hasteamento das bandeiras, honras militares e revista as tropas do Exército. Em seguida, às 9h30 têm inicio o desfile oficial, que contará com a participação de 49 instituições, entre escolas, centros de educação infantil (CMEI), entidades assistenciais, clubes de serviços, escoteiros, Forças Armadas e órgãos de segurança.  

Participarão do evento o prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato, vereadores, secretários, líderes religiosos, deputados e demais autoridades da região. Os prefeitos de Ciudad Del Este (PY) Miguel Prieto, e de Puerto Iguazu (ARG) Claudio Fillippa também confirmaram presença. Este será a primeira vez que as Forças Armadas dos dois países vizinhos participarão do desfile de 7 de setembro.

Escolas

De acordo com a Diretoria de Cerimonial da Prefeitura, mais de 2 mil estudantes devem participar do desfile, entre escolas públicas, privadas e universidades. Somente a Secretaria Municipal de Educação (SMED) levará para a avenida mais de mil alunos de 44 escolas e CMEIS.

Pela primeira vez, dois colégios estaduais de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu participarão do desfile, os Colégios Almiro Sartori e o Dom Emanuel Coner, respectivamente. O Colégio San Blás, do Paraguai, mantém sua participação no evento, e a Escola São Pedro, também de Ciudad Del Este, faz sua estreia no desfile. Também participam o Centro Educacional Meu Jardim, os colégios São José, Betta, Escola Libanesa, Unifoz e FIEP/SESI/SENAI.

Militares

Após a apresentação das escolas e entidades, inicia-se o desfile militar com a participação de mais de 600 pessoas, entre representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e órgãos de segurança. Pela ordem, entram na avenida a banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Capitania Fluvial do Rio Paraná, 1ª Companhia de Fuzileiros, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, a Escola Militar de Monte (Exército da Argentina), Exército Paraguaio, Corpo de Bombeiros, Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN) e a Guarda Municipal. Na sequencia, inicia-se o desfile mecanizado militar, com a participação das Forças de Segurança e órgãos como a Polícia Federal, Receita federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Depen, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e SAMU.

O desfile termina com a participação dos grupos de motociclistas e clubes de carros antigos. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao desfile. 

Fonte:

Deixe seu comentário