Portal da Cidade Foz

credenciamento

Prefeitura de Foz do Iguaçu abre cadastro para castração de cães e gatos

Donos de animais devem fazer o cadastramento junto ao Protocolo Geral.

Publicado em 10/10/2018 às 04:08
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Meio Ambiente deu início ao programa de castração visando o controle populacional de cães e gatos na cidade. Nesta fase, proprietários de animais interessados no procedimento devem fazer um cadastro junto ao Protocolo Geral do Município (Rua Benjamin Constant, 244, ao lado da Prefeitura).

É necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado (contas de água ou luz), preencher uma ficha com a descrição do animal e assinar um termo de autorização do procedimento cirúrgico. 

A castração será ofertada para cães e gatos fêmeas em quatro clínicas credenciadas pelo município. O investimento é de R$ 345 mil para a realização de 1.600 cirurgias. 

“Além da castração, serão feitos exames laboratoriais e a colocação de microchips, que contribuiu para a segurança do animal e ajuda a identificá-lo com mais facilidade” explica o veterinário do município, Therbio Moreira. Ele reforça que o processo de esterilização será feito para cães fêmeas de até 17 quilos e gatas de até 5 quilos. 

O chip ou microchip é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz, que é implantado sob a pele do pet. Por meio de um leitor específico, ele apresenta o seu código, que contém informações sobre o animal, como meio de contato com o dono, raça, porte, idade, entre outros dados relevantes.

Passo a passo

Após o cadastramento no Protocolo Geral, a solicitação será encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e posteriormente remetida às clínicas credenciadas que entrarão em contato com o dono do animal. 

Antes do procedimento cirúrgico (a castração de fêmeas consiste na remoção dos ovários e útero), o animal passará por exames laboratoriais que indicará se ele está apto ou não a fazer o procedimento. 

Estando apto a esterilização será realizada. Em caso de inaptidão, o Município entrará em contato com o dono do animal informando sobre o estado de saúde do bicho, e recomendado tratamentos para possíveis anomalias como anemias, verminose etc. O processo de esterilização acontece com o orçamento previsto nas emendas impositivas do Poder Legislativo municipal. 

Castração

Entre cães e gatos, as fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.

Evitando a reprodução de cães e gatos, a castração é fundamental para diminuir o número de animais nas ruas da cidade, levando em conta o fato de que boa parte dos abandonos de pets nos dias de hoje ocorre em função do nascimento não planejado de filhotes.

Fonte:

Deixe seu comentário