Portal da Cidade Foz

Ciclismo

Prefeitura de Foz do Iguaçu busca aumentar ciclovias e ciclofaixas na cidade

O objetivo é aumentar os 40 km destinados aos ciclistas e fazer uma ligação do centro aos bairros, oferecendo maior segurança aos usuários.

Publicado em 04/08/2020 às 00:54

(Foto: Assessoria)

O prefeito Chico Brasileiro esteve reunido nesta segunda-feira (3) com o secretário de Planejamento Urbano, Edinardo Aguiar e com o diretor-superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi para discutir a ampliação das ciclovias na cidade, bem como a criação de mecanismos que incentivem o uso da bicicleta entre os moradores.
 
O Governo Municipal pretende criar grandes corredores de ciclovias e ciclofaixas ligando a região central aos bairros. “Ampliar a malha cicloviária faz parte de um novo conceito de cidade que Foz do Iguaçu está buscando. A cada dia que passa, notamos o crescimento no uso das bicicletas, seja como meio de transporte para ir ao trabalho, faculdade ou para atividades de esporte e lazer. Para fomentar esta cultura saudável vamos investir na ampliação de ciclovias”, adiantou o chefe do executivo.
 
Além de melhorar as questões que envolvem a mobilidade urbana e reduzir a emissão de CO2 nas cidades, o uso de bicicletas traz uma série de benefícios à saúde como melhoria do bem-estar, do condicionamento físico, aceleração do metabolismo, entre outros.
 
Integração

A prefeitura trabalha para integrar, em um curto espaço de tempo, todas as ciclovias e ciclofaixas da cidade, garantindo assim mais segurança aos ciclistas e melhora na mobilidade urbana. Construir bicicletários em diversos pontos da cidade e atrair empresas de aluguéis de bicicletas a baixo custo também estão nos planejamentos.
 
Obras

Foz do Iguaçu conta mais de 40 km de ciclovias e ciclofaixas, e atualmente está em andamento a implantação de uma ciclovia na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, trecho entre as avenidas Tancredo Neves e a Andradina. Também está em processo licitatório a construção de uma ciclovia na Av. Andradina, trecho entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e a Araucária, que depois de concluídas serão mais 6 km de ciclovia à disposição da população.
 
Além das obras da Prefeitura, a Itaipu Binacional, através da Diretoria de Coordenação também está investindo na construção de ciclovias nas avenidas Tancredo Neves e no entorno da área florestal onde passa o Arroio Jupira no bairro Itaipu A.

Participação

Também participaram da reunião sobre as ações de ampliação da malha cicloviária, a diretora de mobilidade urbana Gabriela Guzzo; o diretor de Trânsito e Sistema Viário, Robson de Lima de Souza e a engenheira de trânsito do Foztrans, Priscila Mantovani.

Fonte:

Deixe seu comentário