Portal da Cidade Foz

transporte

Prefeitura de Foz do Iguaçu prorroga prazo da licitação do transporte coletivo

Propostas das empresas interessadas em operar as linhas de ônibus municipais poderão ser apresentadas em 8 dias úteis.

Publicado em 23/01/2023 às 16:42

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu fará a republicação do edital para a contratação do serviço de transporte coletivo urbano, com a prorrogação do prazo para a apresentação das propostas das empresas interessadas. O objetivo é aumentar a competitividade e, consequentemente, ampliar as chances de redução de custos da administração municipal com a operação dos ônibus.

A republicação será feita nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial do Município e as empresas terão 8 dias úteis para a apresentação das propostas. A contratação será pelo período de dois anos e tem entre as principais mudanças previstas, em relação ao sistema atual, a possibilidade do aumento da quilometragem rodada. Atualmente, são 500 mil km/mês e poderá chegar a 700 mil km/mês, permitindo a inclusão de novas rotas e linhas para atender aos anseios da população.

De acordo com o secretário extraordinário de Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, o edital passou por pequenos ajustes feitos pela comissão especial responsável pela licitação, que atendem a impugnações feitas durante o processo, iniciado em 22 de dezembro de 2022.

“O processo estava dentro da legalidade, mas entendemos que esses ajustes podem contribuir com o aumento da competitividade das empresas. Além disso, a prorrogação do prazo também possibilita que mais empresas possam apresentar aos processos, sem prejuízo algum à operação do transporte coletivo urbano”, esclarece Maraninchi.

Frota

A frota inicialmente prevista na contratação, para rodar a quilometragem mínima de 500 mil km/mês, é de 84 ônibus - a mesma atualmente em operação pelo contrato emergencial, entre miniônibus, padron e articulados. Dentre eles, estão previstos 60 veículos com ar condicionado.

Os ônibus deverão ter a idade máxima de 12 anos e a frota total deve ter idade média de 6 anos. Os veículos também deverão ter wi-fi e sistema de monitoramento embarcado.

O início da operação da nova empresa está previsto, a partir do término da contratação emergencial, para março de 2023.

Fonte:

Deixe seu comentário