Portal da Cidade Foz

Cidade

Prefeitura debate plano de reabertura gradual do comércio nos próximos dias

Documento "vazado" na internet, no entanto, é apenas o rascunho de uma proposta levada à apreciação de entidades da sociedade.

Publicado em 04/04/2020 às 21:59

(Foto: Divulgação/PMFI)

Integrantes da equipe de Saúde da Prefeitura de Foz do Iguaçu participaram, neste sábado (04), de uma reunião com representantes da sociedade civil organizada, tendo como pauta a discussão de um plano para a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais e serviços considerados não-essenciais.

O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), em sistema misto (presencial e videoconferência). Horas antes, foi "vazado", na internet, o rascunho de um plano elaborado pela Prefeitura, prevendo a implantação de etapas a partir da próxima segunda-feira (06).

No início da noite, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Nilton Bobato, afirmou, durante transmissão ao vivo na página oficial da Prefeitura de Foz do Iguaçu na rede social Facebook, que ainda não há definição quanto ao formato final do plano.

"O documento que vazou não é oficial, não tem assinatura, está em discussão e depende do cenário epidemiológico para definir que medidas nós vamos adotar", disse.

Segundo Bobato, a primeira etapa é a implantação de um Termo de Compromisso Sanitário, para que os proprietários ou administradores dos estabelecimentos considerados essenciais, que já estão abertos neste momento, promovam as adequações necessárias.

"Temos percebido muitos problemas, muitas aglomerações em supermercados, pizzarias e outros locais. Precisamos, primeiro, adequar isso", observou o secretário, pregando cautela. "Estamos no limiar de perder o controle quanto à transmissão do vírus e não sabemos o que pode acontecer depois".

Conforme o rascunho "vazado" na internet, do dia 13 em diante, a Prefeitura analisaria a possibilidade de reabertura de estabelecimentos e serviços não-essenciais, desde que condicionada às normas sanitárias, regras de distanciamento entre os clientes e proteção aos trabalhadores com o uso obrigatório de equipamentos como máscaras.

Outras informações serão divulgadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, segundo Bobato, neste domingo (05). Foz do Iguaçu tem, até o momento, 25 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 10 pacientes curados, dois internados em leitos de UTI e 13 em isolamento domiciliar.

Fonte:

Deixe seu comentário