Portal da Cidade Foz

Serviço Gratuito

Prefeitura inicia nesta sexta cadastro para castração gratuita de cães e gatos

Solicitações podem ser feitas pelo site da prefeitura ou no Bosque Guarani, mediante agendamento prévio.

Publicado em 29/07/2021 às 21:07

(Foto: Divulgação )

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia nesta sexta-feira (30) o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos. A previsão é que as cirurgias, que serão feitas em uma clínica veterinária particular credenciada pelo Município e no castramóvel, sejam iniciadas em agosto. 

As solicitações podem ser feitas até o dia 13 de agosto, pelo site da prefeitura (clique aqui) ou no Bosque Guarani, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio. O objetivo é fazer, neste primeiro momento, 1,6 mil cirurgias.

A esterilização será feita em gatos machos, cadelas de até 15kg e gatas de até 6kg. A intenção é dar andamento ao controle populacional de animais domésticos de Foz do Iguaçu. 

Considerando a lei federal nº 13.426, de 30 de março de 2017, e a lei complementar municipal nº 196, de 12 de novembro de 2021, o Programa de Castrações do Município tem como objetivo a esterilização cirúrgica gratuita de animais que pertencem a pessoas de baixa renda e protetores independentes de animais. Qualquer cidadão pode se cadastrar, mas serão respeitados os critérios de prioridade. 

Cadastro

Para evitar aglomerações, o atendimento presencial para cadastramento, que será feito no Bosque Guarani, deve ser agendado pelo telefone (45) 99907-3450. 

No momento do cadastro, é preciso apresentar cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência atualizado, além de preencher a ficha com a descrição do animal. A solicitação será encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, na sequência, aos responsáveis pelas cirurgias.

No caso das pessoas de baixa renda, é necessária a apresentação do Número de Identificação Social (NIS). Já os protetores independentes de cães e gatos devem possuir cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Caso o animal esteja apto, o tutor do animal será contatado para o agendamento de exames e da cirurgia. “Será realizada avaliação pré-operatória dos animais e implantação do microchip de identificação em todos eles", explicou o médico veterinário do Município, Carlos Eduardo Santi. 

As cirurgias com a clínica veterinária credenciada estão previstas para iniciar em agosto. Já as castrações no castramóvel dependem da finalização dos convênios com as universidades parceiras, que realizarão os procedimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário