Portal da Cidade Foz

Descarte Correto

Prefeitura pede que iguaçuenses colaborem com a preservação de caçambas públicas

Foram registrados casos de violação e vandalismo dos patrimônios públicos usados para manter a cidade limpa.

Publicado em 13/01/2023 às 16:20

(Foto: Divulgação/PMFI)

Para manter a cidade limpa e livre de focos do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza caçambas nos bairros para que sirvam como local de descarte dos resíduos inertes. Contudo, durante as primeiras semanas de 2023 foi registrado aumento de vandalismo contra os patrimônios públicos, além de mau uso.

A equipe da pasta pede que os moradores utilizem o equipamento da maneira correta e façam denúncia em caso de constatar situações criminosas, como incêndios, depredações e outros prejuízos.

“O programa de caçambas foi criado para colaborar com a manutenção da saúde ambiental na cidade. Elas são utilizadas da forma correta em grande parte dos bairros, mas, infelizmente, por conta de casos isolados pedimos esse apoio. É um benefício para todos e todos devem cuidar”, reforçou a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.

De acordo com a coordenadora do Programa de Gestão de Resíduos, Rosani Borba, outro problema é o descarte incorreto. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente fazem o recolhimento semanal dos resíduos e encontram materiais dispostos fora das caçambas.

“A população deve fazer o descarte somente dentro das caçambas. Caso elas estejam lotadas, pedimos que esperem a substituição, feita periodicamente. Essa é a maneira certa para que tenhamos os retornos esperados e o meio ambiente preservado”, completou Rosani.

Materiais para descarte

As caçambas recolhem resíduos inertes e volumosos não recicláveis, em pequenas quantidades, como móveis quebrados, restos de materiais de construção, e outros que não são recolhidos pela coleta de rejeitos e orgânicos, nem pela coleta de recicláveis.

Não são aceitos materiais recicláveis, telhas, eletroeletrônicos, roupas, calçados e pneus, por exemplo. Somente em 2022 foram instaladas 650 caçambas na cidade, com recolhimento de 951,5 toneladas de resíduos. 

Como solicitar para o seu bairro

A solicitação das caçambas deve ser feita pela liderança do bairro, via formulário acessado no site da prefeitura ou pelo contato da coleta, 3308-2163. Os pedidos são atendidos conforme a demanda. 

O município também conta com as caçambas fixas nas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR) Manoel da Silva (Jardim das Palmeiras), Pedro Colombelli (Três Lagoas), Rosana Lemos Turmina (Jardim Europa) e Graciela Mara Barbosa (Bairro Portes).

Fonte:

Deixe seu comentário