Portal da Cidade Foz

Coronavírus

Prefeitura publica orientações para uso de máscaras durante pandemia

Documento foi publicado no Diário Oficial e traz também instruções para confeccionar máscaras domésticas.

Publicado em 08/04/2020 às 22:17

(Foto: Christian Rizzi)

(Foto: Christian Rizzi)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta terça-feira (07), em Diário Oficial, um regulamento específico sobre os tipos de máscaras que deverão ser utilizadas para cada setor da sociedade (comércio, população e profissionais de saúde) e também acerca dos cuidados para o manuseio desses materiais. O documento também traz instruções para a confecção da máscara de uso doméstico. 

As normativas atendem às recomendações do Plano para o segundo ciclo para contenção da COVID 19 e às orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde que, dentre outras medidas, ampliaram o uso da máscara para a população em geral como mais uma ação complementar para o enfrentamento da COVID 19.

“A implementação do uso geral de máscaras reflete o avanço da COVID 19 em todo o país e visa fortalecer a proteção a toda sociedade uma vez que teve início a transmissão sustentada no Brasil. É fundamental que a população siga as medidas de isolamento e faça uso da máscara doméstica ao sair de casa”, explicou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato.

Atualmente, existem as máscaras de tecido, cirúrgicas, de acrílico e as N95. Cada uma delas é confeccionada com diferentes tipos de materiais e são utilizadas de acordo com a função e a situação que devem ser utilizadas.

Máscaras de tecido

O regulamento é fundamental pois traz instruções sobre o uso da máscara caseira, que será utilizada principalmente para o uso doméstico e também por trabalhadores dos setores do comércio em funcionamento. Os cuidados com o manuseio desse material são muito importantes para evitar a contaminação e a disseminação do Coronavírus.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e o nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Esse tipo de máscara pode ser adquirida ou confeccionada em casa através de tecidos resistentes e íntegros (sem furos, ventilação) e as máscaras devem ser trocadas a cada duas horas.

Entre as principais recomendações para o manuseio estão:

*Evitar ficar ajustando a máscara na rua;

*Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara

*Remover a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.

*Fazer a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável.

*Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.

*Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão. *A máscara deve estar seca para sua reutilização

*Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

*Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

*Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

*Aos sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.

Máscaras Hospitalares

“Profissionais que estão na linha de frente da assistência e em situações de emergência, com maior risco, devem utilizar a máscara N-95 e equivalentes. Já as cirúrgicas são utilizadas por profissionais que atuam em enfermarias e possuem contato com pacientes. Essa máscara também é indicada para as pessoas com sintomas respiratórios”, explicou a médica infectologista, Conceição Brasil.

Em atendimento ao Plano, os servidores da saúde começaram a receber as máscaras nesta terça-feira (07). Cada profissional está recebendo o material de acordo com o local de trabalho e o serviço prestado.

Fonte:

Deixe seu comentário