Portal da Cidade Foz

Coleta Seletiva

Primeira Unidade de Valorização de Resíduos começa a operar na terça-feira

Entregue é a primeira a contar com um sistema mecanizado para o processo de segregação e armazenagem dos materiais recicláveis.

Postado em 27/06/2020 às 14:47 |

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

Foi entregue ontem (26) Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) Rosana Lemos Turmina, no Jardim Europa. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o município não realizou solenidade de inauguração.

O prefeito Chico Brasileiro, a secretária de Meio Ambiente Ângela Meira, o assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Dalton Vilas Boas e o gerente de divisão de ação ambiental da Itaipu, Sergio Angheben estiveram no local para uma visita técnica, acompanhados pela presidente da COAAFI e por catadores e catadoras.

“A Coleta Seletiva se tornou um grande patrimônio de Foz do Iguaçu, é uma ação que está engajando toda a cidade e que veio para ficar. Além de promover um desenvolvimento sustentável e um meio ambiente equilibrado este programa está dando dignidade aos catadores e catadoras”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

A unidade é a primeira a contar com um sistema mecanizado para o processo de segregação e armazenagem dos materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva. O sistema melhora as condições de trabalho dos catadores, aperfeiçoa os processos de logística, melhora a renda dos trabalhadores e o atendimento aos moradores da região.

Na terça-feira, dia 30 de junho, a unidade iniciará o recebimento dos resíduos coletados na região, conforme prevê a secretaria de meio ambiente. A abertura da unidade representa a modernização da política de gestão de resíduos do município. “Esse é um importante passo para o Programa Coleta de Recicláveis, pois otimiza a produção, gera mais renda aos catadores e acima de tudo, provê melhores condições de trabalho”, afirma Angela Meira.  

Ainda na visita técnica foi assinado um contrato para que a Cooafi opere na UVR: “Somos gratos ao poder público por mais esta ação ambiental, firmar contrato com a prefeitura era um antigo sonho nosso e hoje se tornou realidade”, disse presidente da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (CAAFI), Cleusa Cordeiro.

Além da nova unidade, o Programa terá outras sete UVR, que estão em fase de reforma e construção. A Unidade do Três Bandeiras está em fase final, com 97% de execução e previsão de entrega no próximo mês. A Unidade de Três Lagoas está com 75% das obras concluídas, do Centro com 60% e do Profilurb II com 12%.

As unidades dos Campos do Iguaçu, Porto Belo e Vila C está em processo de licitação. O programa de coleta de recicláveis iniciou em 2018 e atende 100% da área urbana e rural do município. O investimento é superior a R$ 16 milhões.

Homenageada

Nascida em Foz do Iguaçu, Rosana Lemos Turmina faleceu em 2013. Formada em letras e pós graduada em educação ambiental e administração escolar, Rosana trabalhou por 26 anos na Itaipu e sempre foi uma defensora do meio ambiente.  

Ao longo de sua carreira promoveu, facilitou e viabilizou diversos processos relacionados a gestão de resíduos e educação ambiental. Pelo espírito de amorosidade, disciplina, e serenidade, Rosana sempre se destacou pelo profissionalismo.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas