Portal da Cidade Foz

reclamações

Procon de Foz do Iguaçu implanta sistema nacional de Defesa do Consumidor

Novo software permite a integração das reclamações de consumidores do todo país.

Publicado em 16/05/2018 às 21:18
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/FI) de Foz do Iguaçu está se integrando ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). A ferramenta permite cruzar informações sobre situações de consumo, reclamações e soluções de todo o país e promete mais agilidade nos atendimentos do órgão.

O SINDEC é disponibilizado através de um software, licenciado pela Secretaria Nacional do Consumidor. Em Foz do Iguaçu a implantação é fruto de uma parceria com o PROCON-PR. Nesse banco de dados são feitos os registros, armazenamento e compartilhamento das demandas de consumidores de cada município que já se integrou a ferramenta e formando as bases estadual e nacional. Com base nessas informações são elaborados o Cadastros Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas, além de outras ações de promoção de políticas públicas integradas para a defesa do consumidor.

Para a diretora PROCON/FI, Danielle Magnabosco, “É uma verdadeira conquista a descentralização do uso do SINDEC para os Procons Municipais do Estado do Paraná. O software será um instrumento de gestão mais adequado e mais dinâmico, típico de seus setores de atendimento. Um salto de qualidade em relação à integração de informações e de identificação dos maiores problemas que afligem os consumidores”, afirmou.

Servidores do PROCON/FI estão passando por uma capacitação e treinamento para utilizar o novo mecanismo. A instrução está sendo promovida pela PROCON-PR e Secretaria Nacional do Consumidor (SENACOM).

Fonte:

Deixe seu comentário