Portal da Cidade Foz

reconhecimento

Profissionais de diversos setores recebem o título Embaixadores de Iguassu

Programa de relacionamento criado pelo Visit Iguassu almeja o desenvolvimento sustentável da região através da atração de eventos.

Publicado em 28/04/2019 às 02:32
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Um jantar na noite de sábado (27), no Bourbon Cataratas Resort & Convention, homenageou representantes de associações de classe, centros de pesquisa, universidades, núcleos acadêmicos, centros de saúde e gestores de grandes e médias empresas que são agora Embaixadores de Iguassu, no Paraná, Brasil, América Latina e em todo o mundo. Este é o nome do programa de relacionamento com os profissionais que são os responsáveis pela vinda dos eventos para Foz do Iguaçu, de forma indireta ou direta, efetiva ou potencial. A iniciativa é do Visit Iguassu, instituto de marketing turístico da região trinacional que, além de Foz, abrange Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), e visa se aproximar e manter um diálogo permanente com as grandes personalidades de eventos de cunho acadêmico, técnico-científico, administrativo e político e no reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento da região.

Em sua primeira edição, a premiação foi entregue a 47 pessoas, vindas de Brasília, São Paulo , Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Botucatu, Piracicaba, Londrina, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu, escolhidas por um comitê que analisou tecnicamente os eventos realizados em Foz do Iguaçu em 2018. “São pessoas que por meio de sua iniciativa, empenho e muita dedicação, tiveram a capacidade de erguer a sua mão e dizer que Iguassu é o lugar certo para o evento deles, pessoas que se desprenderam tanto em tempo, quanto em ações e até financeiramente para fazer esse trabalho”, enalteceu o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares, momentos antes de anunciar os nomes dos embaixadores

Troféus

Antes dos Embaixadores, porém, quem subiu ao palco foram as crianças da AFA - Associação Fraternidade Aliança. Num coral, as vozes infantis cantaram sobre sonhos, amizades, aprendizados e conhecimentos. Foram elas também que deram vida ao troféu criado pelo artista plástico Luiz Nakasoni especialmente para o projeto do Visit Iguassu. Feito de papelão, o troféu em forma de peixe entregue aos Embaixadores pelas próprias crianças, carrega significados especiais. Representa a biodiversidade da região trinacional e remete à Itaipu e às Cataratas, dois grandes símbolos do Destino e ainda a persistência e força dos peixes, que nadam contra a correnteza à procura de um lugar seguro para o nascimento de seus ovos, e dos pescadores que jogam suas redes de pesca nos rios e mares.



Homenageados

O geólogo, com pós-doutorado em águas medicinais, Dr. Fábio Tadeu Lazzerini, foi o primeiro a subir ao palco para receber o troféu. Vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo, ele foi um dos responsáveis pela realização da 13ª edição da Termatalia que trouxe representantes de 36 países para discutir sobre os benefícios da água termal para a saúde em geral. “Em Foz existe um clima muito limpo, uma infraestrutura muito atrativa e a gente trouxe a ideia do turismo de bem-estar. As quedas das Cataratas do Iguaçu possuem íons negativo e oxigênio no ar, e é comprovado que as pessoas ficam mais alegres e eles têm um efeito poderoso para combater o estresse”, resumiu.

Entre os profissionais homenageados na cerimônia também estiveram o professor Luiz Antonio Rodrigues, indicado pelo 8º Simpósio Latino-Americano de Computação Segura; e os médicos Dr. José Roberto Baratella, pelo 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica; Dra. Carmem Fiori, indicada pela realização do 16º Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica e Dra. Gislayne Nieto, que teve uma participação decisiva na realização do 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em abril do ano passado.  “O evento foi espetacular e foi um marco para a Sociedade Brasileira de Pediatria, pois a cidade atrai muitas pessoas e assim tivemos muita adesão com cerca de 1.500 participantes. Tudo correu perfeitamente e tivemos só elogios” afirmou Gislayne.

“Fiquei emocionado por tudo que vi e vivi esta noite porque além de reconhecimento, a sustentabilidade e a responsabilidade social estiveram presentes nesse evento”, disse o professor Dr. Mauro Cury, responsável por dois eventos de alcance internacional, um deles o 8º Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales, que lhe rendeu o título de Embaixador de Iguassu. “Esse troféu tem um significado especial, pois, assim acontece conosco, passamos por muitos obstáculos e desafios ao longo do processo de organização de um evento”, concluiu.

O Programa segue uma prática comum, já consagrada em vários destinos que são referência no cenário mundial como Paris, Viena, Japão, Polônia, Escócia, Malásia e Cingapura, e que é baseada em relacionamento e reconhecimento. Distribuídos em quatro diferentes categorias. Excellence, voltada para os profissionais que trabalharam na realização de eventos internacionais, em que cada edição ocorre em um país diferente; a Premium, de eventos nacionais; a Master, de eventos regionais e a Standard para os profissionais que trabalharam em outros eventos ao longo de 2018. O site www.embaixadoresdeiguassu.com.br traz os nomes de todos os Embaixadores e reúne todas as informações sobre o programa que também está presente nas redes sociais Facebook e Instagram.

Mais eventos

Com essa iniciativa, o Visit Iguassu irá intensificar a assistência em todas as etapas, desde a candidatura de Foz do Iguaçu como sede do evento, até a promoção e sua realização. Entre seus objetivos estão a integração dessas lideranças com os agentes do setor turístico local, a divulgação das grandes tendências de eventos e a troca de experiências entre eles. "O trabalho dá condições para que os profissionais se sintam seguros em assumir a responsabilidade de promover um evento, assim podemos multiplicar processos de captação”, reforçou a consultora Vaniza Schüler.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira que mais recebe congressos internacionais de acordo com a ICCA- Associação Internacional de Congressos e Convenções. A cidade está atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Somente no ano passado, foram realizados 16 eventos internacionais e 75 nacionais, captados e apoiados pelo Visit Iguassu. A cidade também é Top 10 no ranking de destinos nacionais e Top 20 na América do Sul da renomada premiação Travellers Choice Awards de 2018, do maior portal de viagens do mundo, o Trip Advisor.

Fonte:

Deixe seu comentário