Portal da Cidade Foz

Alimentos

Programa Alimenta Brasil amplia a compra de produtos da agricultura familiar

Município aderiu ao programa do Governo Federal que irá aumentar o limite anual de compra dos produtos dos pequenos agricultores.

Publicado em 01/10/2022 às 08:56

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

O prefeito Chico Brasileiro assinou, na quinta-feira (29), o termo de adesão do município ao programa Alimenta Brasil. O novo convênio com o Governo Federal substitui o Programa de Aquisição de Alimentos, ampliando a compra de produtos da agricultura familiar que são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. 

Com os novos termos do Alimenta Brasil, o Município poderá aumentar o valor que é repassado aos pequenos agricultores, ampliando o limite anual de compra de R$ 6,5 mil para R$ 12 mil.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, o aumento desse poder de compra é benéfico para os produtores e para a população que recebe as doações via equipes de assistência do município, como o Banco de Alimentos.  

“Estamos sempre buscando formas de integrar os pequenos produtores à nossa economia e fazer esse dinheiro rodar dentro do município. Todos ganham com essa relação harmoniosa e o Alimenta Brasil chega para melhorar um trabalho que já é feito”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

Ampliação de fornecedores

A aquisição é feita de forma mais ágil, com a dispensa de licitação e pagamento direto aos produtores, explica o diretor de agropecuária, Jan Albert Nieuwenhoff. Atualmente, são 160 fornecedores já cadastrados, mas novos profissionais poderão ser inscritos, conforme a demanda necessária.

“Nós realizamos o contato com os produtores e adquirimos os alimentos, então o Ministério da Cidadania repassa o recurso aos participantes. Temos um pré-cadastro de fornecedores que irão nos atender e receberão os recursos”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário