Portal da Cidade Foz

Momento Cívico

Projeto de música do Exército chega às escolas e envolve mais de três mil alunos

Última apresentação aconteceu nesta quinta-feira (29) na Escola João Adão da Silva; Proposta é ampliar as ações em 2023.

Publicado em 29/09/2022 às 16:40

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec) encerrou, nesta quinta-feira (29), o projeto “Banda nas Escolas”, conquistando a atenção dos alunos e professores da escola Municipal João Adão da Silva, no Lagoa Dourada. O objetivo da ação, que iniciou no mês passado, é aproximar os estudantes do Exército e proporcionar momentos de civismo e patriotismo.

Durante o evento, as crianças cantaram o Hino Nacional, acompanharam a execução de outras músicas e puderam conhecer cada instrumento utilizado pelos militares.  

“Ter o Exército Brasileiro próximo das nossas crianças, trabalhando princípios cívicos de uma maneira tão acolhedora, faz a diferença para despertar o desejo de ser quem elas quiserem e saber que são capazes de se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, disse a secretária da educação Maria Justina da Silva, que acompanhou o evento nesta quinta-feira. 

Esta foi a oitava apresentação da banda, que iniciou as atividades no dia 11 de agosto na escola Jorge Amado e passou também pelas escolas Acácio Pedroso, Vinicius de Moraes, Adele Zanoto, Padre Luigi Salvucci, Irio Manganeli e Érico Veríssimo. Mais de três mil alunos dessas unidades puderam acompanhar as apresentações. 

Para o regente da banda do 34º Batalhão, 1º Tenente Nivaldo Queiroz Ferreira, o projeto superou as expectativas dos militares e foi um grande sucesso. “Não tínhamos dúvidas que de fato seria um sucesso, e chegamos ao final com a sensação de dever cumprido e agradecemos a acolhida das escolas e todas as equipes que nos receberam sempre muito bem. Creio que conseguimos passar mensagens e valores importantes para as crianças”, disse. 

A proposta do Exército e da Secretaria da Educação é ampliar o projeto em 2023, com, novas escolas e apresentações nos períodos da manhã e da tarde.

Fonte:

Deixe seu comentário