Portal da Cidade Foz

Restauração

Projeto de restauro da Casa da Memória será oficialmente entregue ao município

Solenidade acontecerá nesta sexta-feira (16) às 9h no Clube Gresfi e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro.

Publicado em 13/09/2022 às 15:17

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu receberá oficialmente nesta quarta-feira (14) o projeto arquitetônico e de restauração da Casa da Memória, um espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural do município. A solenidade acontecerá às 9 horas, no Clube Gresfi, e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica da UniAmérica, responsáveis pela elaboração do projeto. 

A Casa será o primeiro espaço a abrigar as memórias de Foz do Iguaçu e região, com uma proposta interativa, que prevê exposições físicas e digitais, além de alojar um centro de protocolo, triagem, identificação e catalogação técnica de todo material histórico doado ao Patrimônio da cidade, bem como o departamento e o Setor Técnico de Patrimônio Histórico.

“Foz do Iguaçu precisa conhecer a sua história, sua geografia humana, social, material e imaterial, por isso a necessidade de criarmos uma Casa da Memória. Com o projeto de restauro, que passará por um estudo de viabilidade pela Secretaria de Planejamento, damos um passo importante para essa concretização”, afirma o prefeito Chico Brasileiro. 

O restauro do prédio, localizado na avenida JK, prevê uma fachada iluminada, jardins, teatro arena, recepção, salas de aula, áreas de circulação, salas de exposições, sala de espera e sanitários. 

Para o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, a casa será um novo atrativo turístico da cidade, unindo-se a outros prédios históricos localizados na mesma região. “Localizada praticamente na continuação da Feirinha da JK e próxima a edificações de elevado valor histórico para o município, como o Palácio das Cataratas, a Fundação Cultural e a Paróquia São João Batista, a Casa vai compor um circuito histórico e cultural magnífico para ser um marco na valorização da história de Foz do Iguaçu”, explica. 

Cooperação Técnica

Durante o evento, nesta quarta-feira, também será assinado o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Cultural para desenvolvimento do projeto “Território Foz: Patrimônio Histórico, Cultura e Memória”, que executará demandas para a efetivação da preservação, manutenção, registro, valorização e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural de Foz do Iguaçu, determinadas através da Lei nº 4.470/2016 e amparada por todas as instâncias decorrentes dela.

Fonte:

Deixe seu comentário