Portal da Cidade Foz

avanço

Projeto que desburocratiza serviços públicos é aprovado na Câmara

Autenticação de documentos e reconhecimento de firma poderá ser feita pelo servidor público a quem o documento deva ser apresentado.

Publicado em 17/04/2018 às 21:42
Atualizado em

(Foto: Divulgação/CMFI)

Com o intuito de agilizar e facilitar a demanda de serviços públicos utilizados pela população, os parlamentares aprovaram durante a Sessão Ordinária de terça-feira (17), em 1ª e 2ª discussões, o projeto de lei 11/2018 que visa desburocratizar os atendimentos prestados ao cidadão. 

Um dos pontos mais relevantes do PL proposto pelo Vereador Elizeu Liberato (PR) se refere à autenticação administrativa de documentos e ao reconhecimento de firma. Esse serviço poderá ser feito pelo servidor público a quem o documento deva ser apresentado, evitando assim as filas em cartórios. 

Além disso, os usuários dos serviços públicos poderão apresentar apenas a cópia autenticada, dispensando nova conferência com o documento original. O projeto ressalta que todas essas novas normativas estão válidas, “exceto se existir previsão legal ou dúvida fundada quanto à autenticidade” (SIC projeto de lei 11/2018). 

Segundo o Vereador Elizeu Liberato, o Governo Federal também regulamentou essa desburocratização, sendo assim, essa simplificação também é de suma importância para o município. “Precisamos do apoio de todos para facilitarmos a vida do contribuinte”, destacou o parlamentar. Projeto segue agora para sanção do Poder Executivo. 

Fonte:

Deixe seu comentário