Portal da Cidade Foz

responsabilidade

Projeto “Troca Boa a gente Doa” da Casa do Óleo beneficia entidades iguaçuenses

O projeto atrela o compromisso da empresa em relação as questões ambientais e ações sociais. Primeira entidade beneficiada é a APAE.

Publicado em 02/03/2021 às 22:40
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

A Casa do Óleo, empresa iguaçuense que está no mercado desde 2007, assumiu a sustentabilidade como um pilar estratégico de negócio em 2016 e desde então já desenvolveu diversos projetos e campanhas de cunho socioeconômico e ambiental.

Atuando no ramo de serviços de manutenção automotiva, o seu principal serviço é a troca de óleo, o que gera um expressivo volume de resíduos contaminantes, que por força de Lei, precisam ser destinados de forma correta, de preferência, retornando sua cadeia produtiva e mantendo seu ciclo de vida útil. A este processo, dá-se o nome de logística reversa. Dessa formatos gestores sempre tiveram uma preocupação e senso de responsabilidade com as questões relacionadas ao meio ambiente e seu negócio.  

De modo a evidenciar sua responsabilidade socioambiental de maneira mais contributiva à sociedade, as gestoras perceberam, através do processo de logística reversa do lubrificante, o qual gera um crédito a cada operação realizada, uma oportunidade de agir diferente e dialogar com os objetivos de desenvolvimento sustentável global. Assim, surge o projeto “Troca Boa a gente Doa”.

O projeto, desde 2020, consiste em reverter parte do lucro recebido pela logística reversa do lubrificante destinando-o mensalmente, a uma entidade de apoio e assistência social de Foz do Iguaçu, durante 12 meses, sendo escolhida a cada ano, uma nova instituição. Para o primeiro ano, a entidade escolhida foi a APAE de Foz do Iguaçu, a qual por motivos de pandemia e reformas emergenciais de segurança, permanece ainda sendo a beneficiada (até dez/2021).

Em outubro de 2020, a empresa concorreu com o projeto para participar de um evento sobre sustentabilidade nos negócios, o Summit Pacto Global Signatários Paraná, promovido pelo Instituto ACIM de Maringá (PR), em parceria com a rede Pacto Global Brasil, o qual ganhou em 2º lugar de projeto socioambiental inovador e de impacto, atendendo a dois ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concorrendo com projetos da  Universidade Estadual de Maringá (1º lugar) e Instituto Coopercard (3º lugar). O mesmo projeto foi apresentado também durante um evento científico chamado SIMPEP 2020 organizado pela UNESP com um artigo intitulado “Sustentabilidade e inovação social na prática organizacional: análise da percepção de um projeto socioambiental do grupo Casa do Óleo”.

Uma das grandes preocupações dos gestores da empresa é a transparência e ética com que o projeto acontece. Dessa forma, em cada loja há um “litrômetro” que descreve a todos os visitantes (clientes, fornecedores, amigos em geral)a quantidade de litros que já foram revertidos em crédito para doação desde que a campanha começou, além dos processos e diálogos entre os gestores da Casa do Óleo e da APAE.

“O cliente é o principal responsável pelo sucesso do projeto, pois a quantidade de crédito destinado à doação depende da quantidade de litros de óleo velho que é coletado, derivado dos serviços que realizamos, ou seja, quando o cliente opta por realizar serviço na Casa do Óleo ele aciona o “litrômetro”, assim, automaticamente, quanto mais serviços a empresa realizar, mais ela pode contribuir e até mesmo expandir e aperfeiçoar a ideia” relata a proprietária Suzi Muniz.

Desse modo, o projeto atrela o compromisso da empresa em relação as questões ambientais com ações sociais efetivas, podendo servir até mesmo de inspiração a demais empreendedores.

“Pense global, aja local” e seja você também um protagonista desta iniciativa socioambiental inovadora no território!

A Casa do Óleo possui duas unidades em Foz do Iguaçu:

Loja 1 - Centro - Rua Xavier da Silva, 1319 - (45) 3027-0844

Loja 2 - Vila Portes - Av. JK, 3600 - (45) 3027-3040.

Mais informações no site, clique aqui

Fonte:

Deixe seu comentário