Portal da Cidade Foz

Mobi Foz

PTI entrega Plano de Mobilidade de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira

Foram 85 dias de trabalho de toda equipe de engenheiros e arquitetos do Parque.

Publicado em 22/03/2018 às 21:12

(Foto: Marcos Labanca/Arquivo )

O Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu (Plano Mobi Foz), elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Prefeitura de Foz e apoio de diversas instituições e universidades, será entregue nesta sexta-feira (23), em uma cerimônia especial marcada para às 10h, no espaço Milton Santos, do PTI. Estão confirmadas as presenças do Diretor Superintendente do Parque, Ramiro Wahrhaftig, do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e representantes das instituições que colaboraram com a elaboração do Plano Mobi Foz. 

O Plano será entregue pelo PTI dentro do prazo estipulado no acordo de parceria com o Município. O processo de elaboração, que iniciou em dezembro, envolveu a realização de workshops e audiências públicas para discussão e avaliação de projetos para melhorar a cidade no trânsito, no transporte coletivo, no transporte de cargas, com mais ciclovias e promoção da acessibilidade. Foram 85 dias de trabalho de toda equipe de engenheiros e arquitetos do Parque. 

O Plano Mobi Foz tem como princípio o desenvolvimento sustentável do município, visando como principal objetivo tornar Foz do Iguaçu, até 2028, uma cidade integrada e acessível, com a implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Atende a Lei Federal 12.587/2012, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e institui a criação de Planos de Mobilidade que assegurem recursos para investimentos na área. Foz do Iguaçu precisa apresentar ao Ministério das Cidades o Plano pronto até abril deste ano.

“Estamos entregando o Plano para a Prefeitura dentro do prazo, com o trabalho de toda nossa equipe da Infraestrutura e Obras do PTI. A participação popular com sugestões e apontamentos foi extremamente importante para que pudéssemos compor o material. Tivemos pouco prazo, bastante trabalho, mas procuramos realizar da melhor forma possível, com a ajuda de nosso corpo técnico, para atender a Lei Federal e garantir que Foz tenha um Plano de Mobilidade Urbana”, disse o gerente de Infraestrutura e Obras do PTI, Rudi Eduardo Paetzold.

O presidente da comissão de coordenação do Plano de Mobilidade e Diretor de gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, enfatizou que, apesar do curto prazo, a atual administração assumiu o compromisso para garantir que Foz tenha condições de investir em projetos de mobilidade que melhorem a qualidade vida dos moradores e turistas que visitam a cidade. 

“Desde que assumimos a gestão nos preocupamos em atender a Lei Federal e assegurar a vinda de recursos para Foz do Iguaçu. Por isso, realizamos as audiências públicas, assumimos um compromisso junto ao PTI de elaborar o Plano de Mobilidade, e nos reunimos com presidentes de bairros para discutir condições e propostas de melhorias no trânsito e em mobilidade. Nosso próximo passo é enviar à Câmara para aprovação e votação final”, disse Stoeckl.

Para a representante do CREA, coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do Estado do Paraná, Célia da Rosa, esse processo foi muito importante para Foz do Iguaçu. “Considero a parceria da Prefeitura e do PTI muito importante, como também a participação de todos os organismos que ajudaram a pensar no que a cidade precisa melhorar. Vejo Foz do Iguaçu como uma cidade diferente pela tríplice fronteira e pelo turismo e, por isso, precisa ter uma mobilidade boa”, avalia.

Plano de ação

Os técnicos avaliaram vantagens e desvantagens de projetos já existentes, e fizeram apontamentos de sugestões e melhorias. O Plano foi estruturado em seis categorias de mobilidade: do pedestre, cicloviária, do transporte público coletivo, transporte motorizado individual – público e privado, transporte de cargas e mobilidade turística.

A qualidade no deslocamento do pedestre, promover acessibilidade de uma maneira mais efetiva, a revisão da Lei Municipal de Calçadas, programas de incentivo ao uso de bicicletas, melhorias extremamente essenciais no transporte público coletivo, a redução do impacto dos veículos de carga circulando nas áreas centrais da cidade e a execução de grandes obras - como, por exemplo, a construção da Perimetral Leste, o viaduto de acesso à Avenida Costa e Silva, duplicação da Avenida das Cataratas, a segunda Ponte entre Brasil e Paraguai -, bem como a criação de um Plano de Mobilidade Internacional, foram temas amplamente discutidos nas audiências públicas com a comunidade, e que fazem parte de ações e estratégias previstas no Plano. 

Fonte:

Deixe seu comentário