Portal da Cidade Foz

Irregularidades

Servidores e empresário envolvidos em fraudes de licitação são denunciados

A fraude gerou a assinatura de um contrato no valor de R$ 566.851,20 entre a Fundação e a empresa beneficiada.

Publicado em 29/07/2020 às 23:46
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu, apresentou denúncia criminal contra um empresário e três diretores da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu envolvidos em fraude a licitação. Todos foram também requeridos, junto com a empresa favorecida, em ação civil pública por improbidade administrativa.

A denúncia foi movida contra o ex-diretor presidente, Raymundo Marques Machado, a ex-diretora administrativa, Nelci Inês Velasco, o diretor de compras, Marcos Augusto Medeiros e o empresário Mauricío de Lazzari Barbosa.

Conforme apurou o MPPR, os três servidores da Fundação (o diretor-presidente, a diretora administrativa e financeira e o diretor do setor de Compras e Licitações) deflagraram, em janeiro de 2017, procedimento de dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, com vistas a direcionar a contratação da empresa de um dos envolvidos. Para isso, chegaram inclusive a inserir declaração falsa em um documento da licitação (Justificativa do Termo de Referência) buscando afastar a possível concorrência. A fraude gerou a assinatura de um contrato no valor de R$ 566.851,20 entre a Fundação e a empresa beneficiada.

Na esfera criminal, os envolvidos foram denunciados pelo crime de dispensa irregular de licitação e falsidade ideológica, em concurso material e de pessoas. Na ação civil pública, o MPPR pede a condenação dos requeridos às sanções da Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento integral dos danos causados ao erário e pagamento de multa.

Fonte:

Deixe seu comentário