Portal da Cidade Foz

fronteira

Tráfico de pessoas é tema do 5º Seminário Internacional da Tríplice Fronteira

Evento será realizado entre os dias 25 e 26 de julho Recanto Park Hotel; Inscrições são gratuitas.

Publicado em 22/07/2018 às 21:25

(Foto: Ilustrativa)

Acontece entre os dias 25 e 26 de julho, no Recanto Park Hotel em Foz do Iguaçu, o V Seminário Internacional da Tríplice Fronteira sobre Tráfico de Pessoas. 

O evento contará com a participação de entidades, organizações não governamentais, poder público e sociedade civil organizada, e irá debater as políticas públicas locais para o enfrentamento do tráfico de pessoas e o acolhimento de estrangeiros em situação de risco social. 

O principal objetivo é incentivar ações e políticas públicas comprometidas com o acolhimento deste público nos três países de fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. Desde a sua primeira edição, o seminário tem colaborado com a verticalização de ações políticas e institucionais para sensibilizar as autoridades sobre o tráfico de pessoas na fronteira. 

No decorrer dos anos, os mais diversos colaboradores foram aderindo ao processo, de modo a estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. 

“O seminário fortalece as políticas públicas de atenção ao migrante, que o município já vem realizando, e também a articulação dessas políticas que precisam ser debatidas, especialmente por vivermos em uma região de fronteira. Lembrando que há poucos dias nós aprovamos um Protocolo de Assistência para migrantes e pessoas em situação de trafico humano”, explica o secretário de Assitência Social, Elias de Souza Oliveira. 

Realização

O evento é coordenado pela Cáritas Diocesana de Foz do Iguaçu, entidade que atua na promoção e defesa dos direitos humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira do Paraná (GGIfron), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), UNIOESTE, UNILA, IDESF, Rede Proteger e Itaipu Binacional. 

“A secretaria de Assistência Social vai discutir o acolhimento de migrantes e pessoas em situação de tráfico humano. A Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Saúde também participam das discussões com temas importantes a cerca da questão, e muitos dos nossos servidores vão apresentar trabalhos científicos, além, é claro, de receberem a capacitação”, completou Elias. 

O evento deve reunir cerca de 400 pessoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.unioeste.br/sistemas.

Fonte:

Deixe seu comentário