Portal da Cidade Foz

Novo Local

União vai ceder até o final do ano área do novo centro cívico de Foz do Iguaçu

Término do processo de conclusão foi confirmada ao prefeito Chico Brasileiro nesta semana, em reunião em Brasília.

Publicado em 06/10/2021 às 16:35
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Governo Federal vai ceder, até o final de 2021, a área onde será construído o novo centro cívico de Foz do Iguaçu. A finalização do processo de concessão foi confirmada ao prefeito Chico Brasileiro nesta segunda-feira (4), pela secretária Fabiana Rodopoulos em audiência na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em Brasília (DF).

O espaço, próximo ao Porto Seco na BR-277, vai abrigar todos os órgãos da prefeitura e a nova sede da Câmara de Vereadores. No encontro, a secretária também confirmou a conclusão, ainda este ano, do trâmite do terreno para a construção do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da Vila Portes.

"Nesta segunda-feira em Brasília, me reuni com a secretária Fabiana Rodopoulos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e com o assessor parlamentar Marcos Paulo", informou Brasileiro. "Durante o encontro, recebemos a confirmação que os trâmites para liberar a área para construir o Centro Cívico e o Cmei na Vila Portes serão concluídos ainda este ano", disse.

A confirmação da secretária, segundo o prefeito, "encheu de esperança por dias ainda melhores para Foz do Iguaçu". O espaço onde será construído o novo centro cívico tem aproximadamente 133 mil metros quadrados na BR-27, próximo também das avenidas Paraná e José Maria de Brito. Esse perímetro pode ser estendido com a área ocupada atualmente pelo atual por seco.

Órgãos públicos

Na região do segundo trecho da Avenida Paraná, lembra o prefeito, já foram instalados os prédios do Fórum da Justiça, Receita Federal, Delegacia da Polícia Civil, Polícia Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social e o Núcleo Regional da Educação. Assim que receber a área, a prefeitura deve fazer um estudo para a construção dos espaços públicos.

Não está descartada a possibilidade de incluir, na região, uma nova biblioteca, um teatro e um parque de máquinas municipal. A implantação de uma nova prefeitura, reunindo todos os órgãos, é um desejo de mais de 40 anos da sociedade de Foz do Iguaçu.

Planejamento

A prefeitura tem crédito financeiro necessário para implantar o projeto desde a década de 1980, quando foi realizado o primeiro plano diretor de Foz do Iguaçu. A iniciativa já previa, reunir os órgãos numa mesma área, no caso o trecho da Avenida Paraná entre o trevo da República Argentina e a BR-277. 

O projeto atualizado, com uma área construída de cerca de 28 mil metros quadrados, tem um orçamento estimado em aproximadamente R$ 60 milhões. A informação é do secretário municipal de Obras, Cézar Furlan, ao comentar em agosto as articulações para o município recuperar a área próxima a delegacia da PF. 

Retorno

O espaço já havia sido repassado à prefeitura anteriormente, mas como não teve início o projeto, acabou voltando ao patrimônio da União. A articulação para a União ceder novamente a área foi retomada em maio, durante agenda de Chico Brasileiro em Brasília, com o então titular da SPU, coronel Mauro Filho.

O plano inclui um subsolo abrigando, próximo ao estacionamento, toda a parte de RH (Recursos Humanos), para ficar mais próxima ao servidor. "O terceiro e quarto andar seria a parte de governo, sendo bem menor, mas com toda a comodidade para ter uma sala de reunião decentes", adiantou Furlan na ocasião.

Fonte:

Deixe seu comentário