Portal da Cidade Foz

Novo local

Unidade de Saúde Móvel segue para o Morumbi na segunda-feira, 13 de julho

O caminhão, que comporta a mesma estrutura de uma unidade de saúde, foi adaptado para receber sintomáticos e realizar coletas para exames da Covid-19.

Publicado em 10/07/2020 às 05:06
Atualizado em

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A Unidade de Saúde Móvel, que iniciou os trabalhos na região do Lagoa Dourada, no final do mês de junho, segue nesta segunda-feira (13) para a região Leste da cidade, no Centro de Convivência Darci Pedro Zanatta, no Morumbi.

O caminhão, que comporta a mesma estrutura de uma unidade de saúde, foi adaptado para receber sintomáticos e realizar coletas para exames da Covid-19, aliviando o fluxo na triagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A estratégia de enfrentamento à doença estendeu-se à Unidade 24 Horas Padre Ítalo, no Porto Meira, também capacitada para receber pacientes e realizar as coletas para o RT-PCR, exame considerado “padrão ouro” para o diagnóstico do novo Coronavírus.

Durante a estadia da unidade móvel no Centro de Convivência Clóvis Cunha Viana, no Lagoa Dourada, foram realizados 175 atendimentos ao longo de cinco dias. A unidade móvel prestou atendimento aos sintomáticos respiratórios com agendamento e coleta de exames, entrega de resultados e acompanhamento.

“Os atendimentos foram rápidos e sem a necessidade de deslocamento. Pacientes em que membros da família estavam positivados e apresentaram sintomas, foram atendidos na unidade. Além disso, realizamos a transferência de pacientes com sintomas agravados para o Hospital Municipal”, comentou a coordenadora da unidade móvel, Rozineide Batista dos Santos.

O deslocamento do caminhão é determinado pelo Mapa de Calor divulgado pela Vigilância epidemiológica, junto ao Boletim do Coronavírus, que mostra a incidência de casos positivados por região. “Assim, sabemos em quais bairros o trabalho precisa ser intensificado”, comentou o diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda.

A intenção é de que o caminhão permaneça de dois a cinco dias em cada localidade, onde há situação crítica. O horário de atendimento é o mesmo das unidades de saúde, das 8h às 17hs. As equipes de cada distrito intercalam o atendimento na unidade móvel.

Fonte:

Deixe seu comentário