Portal da Cidade Foz

Segunda Ponte

Vão livre da Ponte da Integração alcança 190 metros e conclusão passa dos 75%

Restam 280 metros para completar a passarela, segundo dados fornecidos por técnicos da Itaipu.

Publicado em 22/01/2022 às 11:01
Atualizado em

(Foto: Fredy Flores/ABC Color)

Esta semana foi concluída a colocação da sexta aduela metálica do lado paraguaio da obra e da sétima do lado brasileiro, acrescentando 190 metros ao vão central e mais 280 metros restantes para completar a passarela, segundo dados fornecidos por técnicos da Itaipu que acompanham o andamento da Ponte de Integração.

Em outubro de 2021, a obra entrou na fase conhecida como avanço livre da superestrutura sobre o vão central, com o lançamento da primeira aduela metálica que suportará a via da futura ligação internacional.

Cada aduela, que foi pré-fabricada no canteiro de obras, pesa 95 toneladas e tem 11,9 metros de comprimento e 19,9 metros de largura. Estas peças são integradas na superestrutura por meio de soldas especiais e suportadas pelos suportes dos cabos; além disso, eles são complementados com concreto.

No total, 34 aduelas serão instaladas em ambas as margens do Rio Paraná para dar forma à via da ponte.

As obras dos pilares principais já foram concluídas no lado paraguaio e no lado brasileiro, com altura de 180 e 185 metros, respectivamente.

De acordo com os dados, a obra está mais de 75% concluída e tem previsão de término em setembro de 2022. Deverá ser inaugurada, assim que concluída a Perimetral Leste, para desviar o tráfego de caminhões do centro centro de Foz do Iguaçu, em direção ao Porto Seco da cidade.

Detalhes da Ponte de Integração

A Ponte de Integração é do tipo estaiada. A seção central será composta por um convés apoiado –em vários pontos ao longo de seu comprimento, por cordas fixadas à caixa de equilíbrio. O mastro (“Y” invertido) e os decks são os que recebem e transmitem as cargas.

A futura ligação rodoviária terá 760 metros de comprimento, com um vão central de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura.

A obra foi confiada ao consórcio brasileiro Construbase-Cidadi-Paulitec por meio de um contrato de US$ 84 milhões, financiado pela Itaipu.

Fonte:

Deixe seu comentário