Portal da Cidade Foz

Infração de Trânsito

Veículos paraguaios acumulam mais de R$ 16 milhões em multas em Foz do Iguaçu

Entre as infrações mais comuns estão o cruzamento do semáforo com o sinal vermelho e o excesso de velocidade.

Publicado em 26/09/2022 às 16:55

(Foto: Portal da Cidade)

Os paraguaios lideram o ranking dos motoristas estrangeiros que acumulam o maior número de multas por infrações de trânsito cometidas nas ruas e avenidas de Foz do Iguaçu. Logo em seguida aparecem os argentinos.

Entre as infrações mais comuns estão o cruzamento do semáforo com o sinal vermelho e o excesso de velocidade. 

Nos últimos cinco anos, motoristas de automóveis de origem paraguaia e argentina acumularam multas no valor de 22,8 milhões de reais. Os registros correspondem ao Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), dependente da Prefeitura Municipal, que detalha que nesses cinco anos foram aplicadas 150 mil infrações de trânsito, das quais 122 mil correspondem a motoristas brasileiros e o restante a estrangeiros.

Na lista, os veículos com placas paraguaias lideram o ranking de infratores, que acumulam multas de mais de 16 milhões de reais, seguidos por motoristas de veículos com placas argentinas que somam infrações de mais de 6 milhões de reais.

Ademilton Araújo da Silva, diretor de Trânsito do Foztrans, explicou que não há acordo com Argentina e Paraguai para executar as multas assim que os motoristas voltem para os seus países de origem. Ele ressaltou que não é fácil cobrar multas quando os motoristas saem do Brasil. No entanto, disse que continuam trabalhando para dar segurança aos condutores, garantindo que as regras de trânsito sejam respeitadas na cidade. "Nossa intenção é dar segurança às pessoas e a única forma é controlar e aplicar multas por infrações de trânsito, coibindo quem dirige embriagado", disse.

Rapidez

Segundo a Foztrans, cerca de 90% das multas aplicadas são por excesso de velocidade e cruzamento de semáforos vermelhos. Destaca-se o caso de um veículo com placa paraguaia que circulava livremente pela cidade até ser abordado durante uma barreira de controle. O sistema detectou que havia acumulado um total de 12 infrações, que somaram um total de 1,6 mil reais.

As multas podem ser quitadas nas agências bancárias conveniadas. Quem se recusa a pagar sua multa poderá permanecer com o veículo no pátio do Foztrans, onde além de pagar pela infração, deverá somar por cada dia que o veículo permanecer no local.

Os interessados ​​em saber se possuem multas por infrações podem acessar o link a seguir https://www.gitcidadao.pr.gov.br/es. É um site para gestão de infrações de trânsito no estado do Paraná. Possui ícones onde você pode obter informações sobre multas. Caso tenha multa, você pode inserir o valor total da infração no link a seguir: https://www.extratodebito.detran.pr.gov.br.

Embora o movimento sobre a Ponte da Amizade sempre tenha sido grande, a diferença nos preços dos combustíveis em Foz do Iguaçu fez com que mais motoristas paraguaios cruzassem a fronteira para abastecer seus veículos nos postos do outro lado da fronteira. Com isso, a circulação de veículos por Foz do Iguaçu inevitavelmente acabou ficando maior. 

Fonte:

Deixe seu comentário