Portal da Cidade Foz

Emocionante

Vídeo mostra bebê de um ano ouvindo pela primeira vez em Foz do Iguaçu

Gael recebe atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) e será acompanhado pela equipe de fonoaudiólogos do espaço.

Publicado em 14/06/2022 às 16:13
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

No momento em que o aparelho auditivo de Gael foi ligado, nesta terçca-feira (14), a emoção tomou conta da sala do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Foz do Iguaçu. Com um ano e um mês de vida, o pequeno conseguiu ouvir a voz da mãe pela primeira vez.

“Eu não consigo explicar como eu me senti ao vivenciar isso. Foi uma luta que durou mais de um ano, até que finalmente chegou o dia em que ele ouviu. Eu fico muito emocionada”, contou a mãe, Jhenifer Tamires da Silva.

Diagnosticado com problemas auditivos logo após nascer e realizar o exame Bera, o bebê foi encaminhado para ser acompanhado pelo programa CER Baby, do CER-IV – equipamento da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

O encaminhamento precoce foi essencial para que fosse garantido o acesso ao aparelho auditivo para a família de Gael.  

“Nós fizemos os exames para a confirmação do diagnóstico e indicamos o aparelho necessário. O diagnóstico precoce é essencial para que a criança se adapte melhor ao novo aparelho”, conta a fonoaudióloga responsável pelo CER Baby, Ana Lígia. 

CER Baby

O CER Baby recebe pacientes que são encaminhados para atendimento após um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Hospital Costa Cavalcanti.

“Nosso programa é baseado nas portarias da triagem auditiva neonatal, o exame feito logo após o nascimento. Quando essa criança apresenta risco para deficiência auditiva tardia, ela recebe o encaminhamento para o CER”, explica a fonoaudióloga.

O programa segue realizando o acompanhamento até os três anos de idade. Atualmente, são 400 bebês monitorados pelas equipes, que realizam o monitoramento e a evolução de cada caso. 

“O SUS se mostra cada vez mais eficiente quando temos a realização de casos como esse. O trabalho que nossos profissionais exercem é exemplar, sem medir esforços para que histórias como a do Gael sejam repetidas e ganhem força”, elogiou a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.

Confira o vídeo em que Gael escuta pela primeira vez 

Fonte:

Deixe seu comentário