Portal da Cidade Foz

cidade

Vila A vai ganhar novo parque para ciclismo e caminhada

O contrato tem um custo de R$ 8,4 milhões e é financiado pela Itaipu Binacional. O prazo de execução é de 24 meses.

Publicado em 03/12/2018 às 03:31
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Google)

Começaram nesta segunda-feira (3) as obras de revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupirá, na entrada da Vila A, em Foz do Iguaçu. O local ganhará uma calçada de 4.800 metros para caminhada e corrida e uma ciclovia anexa à calçada, entre outras melhorias que vão transformar a região em um novo parque da cidade. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu Binacional e tem um prazo de execução de 24 meses.

O novo calçamento vai contornar a área florestal que está entre as avenidas Paraná, Araucária e Garibaldi, na Vila A, e a marginal da BR-277. A região já é ocupada por imóveis como o CTG-Charrua, um centro espírita e o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira. Os 7 km da trilha do Vietnã, conhecida pelos praticantes de mountain bike, também passam pelo local.

Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, o projeto – que integra uma série de obras da Itaipu na cidade – vai transformar a região. “O projeto vai melhorar a estrutura para o uso de bicicletas na cidade, além da própria segurança das vias”, explica Kaminski. Para ele, a revitalização da área da Vila A cria uma nova região de lazer e dá mais segurança ao local. “Qualquer um pode pegar o carro, estacionar ali e fazer sua caminhada ou praticar exercício”, conclui.

Além do calçamento em paver e da ciclovia, o projeto prevê toda a iluminação e sinalização do trajeto. No cruzamento das avenidas Garibaldi e Araucária serão construídas uma quadra poliesportiva e uma guarita de vigilância. Também está prevista a manutenção de serviços diversos e de limpeza. Na próxima etapa, serão construídos quiosques, feito o paisagismo e criado lagos na região.

Da Itaipu à Vila A

A revitalização da nova área integra uma série de investimentos em infraestrutura feitos pela Itaipu na cidade. Em novembro, por exemplo, começaram as obras para construção do novo acesso ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em frente à rotatória da Vila C, na Avenida Tancredo Neves. A obra vai facilitar o acesso diário de quase sete mil pessoas ao PTI, reduzindo a distância de 6 para 2,7 km.

A Avenida Tancredo Neves está recebendo novo calçamento, ciclovia e iluminação, que será substituída por LED, além do sistema de drenagem de águas pluviais. A obra é divida em três etapas e terá 1.700 km no primeiro trecho, que vai da Barreira de Controle da Itaipu até o acesso a Furnas. 

Depois da reforma da antiga estrutura, as obras do Mercado Municipal entraram na segunda fase, no final de setembro. O projeto executivo, elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu, prevê a instalação de 70 boxes moduláveis para atender cerca de 50 empreendimentos, incluindo hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, laticínios e frios, empório, bebidas, mercearia, lojas temáticas, étnicas, quiosques e restaurantes.

Fonte:

Deixe seu comentário