Portal da Cidade Foz

cultura

Balé Teatro Guaíra anuncia apresentação em Foz do Iguaçu para celebrar 50 anos

Companhia viaja para sete cidades. Oficinas técnicas e artísticas serão ofertadas para a população. A entrada é gratuita.

Publicado em 14/05/2019 às 02:26
Atualizado em

(Foto: Divulgação/AEN)

(Foto: Divulgação/AEN)

O Balé Teatro Guaíra viaja para sete cidades paranaenses para em homenagem ao seu cinquentenário. A companhia já apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história em seis sessões, com público de 13,2 mil pessoas.

O Balé apresenta nesta sexta-feira (17), em Ponta Grossa, às 20h, no Cine Teatro Ópera, a peça Carmen. Depois, segue para Campo Mourão (24), Cascavel (31), Maringá (07), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07) e Foz do Iguaçu (02/08). A entrada é gratuita.

Em todas as cidades também haverá oficinas técnicas e artísticas gratuitas para a população. A oficina técnica tem carga horária de 30 horas e aborda temas como iluminação e sonorização. A metodologia foi criada pelos profissionais do Teatro Guaíra e tem o objetivo de capacitar mão de obra para trabalhar em espetáculos culturais variados. Há atividades teóricas e práticas e os inscritos participam da montagem dos balés.

A oficina artística terá 9 horas de carga horária e será composta por aulas de balé e aprendizagem de parte da coreografia de Carmen.

As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias municipais de Cultura de cada cidade e há 20 vagas para a oficina artística e 30 para a técnica. As atividades acontecem nos dias que antecedem os espetáculos.

Os alunos recebem ao final do curso um certificado de participação chancelado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

Descentralização

A descentralização da cultura é um compromisso do Governo do Paraná. “O Teatro Guaíra é um espaço de todos os paranaenses, por isso a comemoração dos 50 anos do BTG não poderia acontecer sem uma turnê pelo estado”, diz a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Mônica Rischbieter. A criação de oficinas se insere na diretriz da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura de democratização do acesso. “O Teatro Guaíra é reconhecido nacionalmente por sua excelência. Agora temos a oportunidade de levar essa expertise para a população do Paraná”, acrescenta Mônica.

O diretor-artístico do CCTG, Cleverson Cavalheiro, explica que as oficinas serão um espaço de troca de experiências. “Queremos passar um pouco do que apreendemos aqui para outros municípios e entender a realidade de cada local. É uma atividade nova e faz parte da proposta do Governo do Estado de levar a cultura para todos os paranaenses”.

Todas as cidades também receberão uma exposição que conta a história dos 50 anos do Balé Teatro Guaíra.

Espetáculos

O Balé vai apresentar três coreografias na turnê pelo Paraná: O Segundo Sopro, Trânsito e Carmen.

Carmen

É uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. A trama é tecida por Carmen, uma cigana sedutora, o toureiro Escamillo, o cabo da polícia Don José e sua noiva Micaela. A obra nos aproxima da realidade quando escancara o feminicídio, tão conhecido da nossa sociedade atual. Um trabalho que se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet. Carmen é uma obra criada para o Balé Teatro Guaíra em 2016, com concepção e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni.

O Segundo Sopro 

Chamado de balé das águas, estreou em 1999 e foi criado especialmente para a companhia pela coreógrafa paulista Roseli Rodrigues, falecida em 2010. É um dos espetáculos mais conhecidos do repertório do BTG e une elementos da natureza, como o vento, a água e as pedras, numa simbologia da própria existência.

Os bailarinos dançam, literalmente, sob uma cortina de chuva artificial, num palco coberto por um espelho d’água, que se constituiu, ao longo das apresentações, um dos momentos de maior impacto do balé.

Trânsito

Coreografia de Ana Vitória inspirada na temática ritualística e tribal. Teve como fonte de pesquisa a diversidade de ritmos tribais de culturas distintas.

Serviço:

O Segundo Sopro e Trânsito 

Foz do Iguaçu - Praça da Paz

Data: 02 de agosto (sexta-feira).

Horário: 20h.

Fonte:

Deixe seu comentário